Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Facebook lança "botão de contexto" no combate ao fake news

Campo Grande News - 11 de outubro de 2018 - 13:00

O Facebook lançou, nesta terça-feira (9), o recurso “botão de contexto”, que permitirá aos usuários do Brasil obter mais informações sobre notícias compartilhadas na plataforma. A opção aparece na rede social como "mais sobre este link" e "compartilhado por amigos" e disponibiliza ao usuário artigos de diferentes fontes sobre a notícia exibida no feed, a fim de melhorar a qualidade da informação.

Em post no blog oficial da empresa, a rede social declara que o objetivo da ferramenta é “proporcionar mais contexto às pessoas, para que elas possam decidir por si mesmas o que ler, confiar e compartilhar”. A função também está disponível na Argentina, Colômbia e México e estava sendo testada desde o ano passado nos EUA.

Ainda conforme o Techtudo o Facebook também disponibilizará, em breve, duas outras ferramentas: “mais sobre este link”, que exibirá uma relação de outras histórias publicadas recentemente pelo veículo, e “compartilhado por amigos”, que mostrará quais amigos compartilharam determinada notícia.

O “mais sobre este link” facilita a checagem da veracidade de uma notícia, trazendo informações como a descrição da Wikipedia sobre o veículo, artigos relacionados sobre o mesmo tópico e dados sobre o compartilhamento do material. Junto do post, aparece também o "compartilhado por amigos", que mostra quais de amigos compartilharam o artigo na rede social.

Útil no combate às fake news, as ferramentas foram desenvolvidas com base nos comentários e contribuições de um grupo diverso de pessoas e veículos de comunicação, incluindo participantes do Projeto Facebook para Jornalismo.

SIGA-NOS NO Google News