Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Face da aids é cada vez mais feminina e mais jovem

Benedito Mendonça / ABr - 12 de outubro de 2005 - 15:28

Quase metade dos 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV atualmente são mulheres. "Hoje em dia, a face da aids é cada vez mais feminina e cada vez mais jovem". A informação consta do relatório anual sobre a situação da população mundial 2005, divulgado hoje (12) pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Para a UNFPA, a epidemia de HIV/aids "é alimentada pela pobreza, discriminação e violência contra as mulheres". O relatório revela que três quartos de todos os novos casos de HIV são transmitidos sexualmente entre homens e mulheres, o que indica que, "no centro da epidemia, estão a desigualdade de gênero e o controle dos homens nas tomadas de decisão".

O documento da ONU assinala que, contrariamente à crença comum de que mulheres casadas estão "seguras", muitas foram infectadas por seus próprios parceiros: na África Subsaariana, (região do continente africano ao sul do Deserto do Saara) de 60% a 80% de todas as mulheres HIV positivas foram infectadas por seus maridos.

Segundo o relatório, as mulheres jovens correm um risco particular: na África Subsaariana, as mulheres da faixa de 15 a 24 anos de idade representam 76% de todos os jovens que vivem com o HIV. No Caribe, no Oriente Médio e na África Subsaariana, cerca de 70% de todas as pessoas jovens infectadas pelo HIV são mulheres.

Entre as recomendações do relatório para combater a aids está a mobilização de recursos adicionais para a prevenção do HIV – "a primeira linha de defesa para deter a epidemia" – bem como o tratamento e assistência oferecidos aos que já foram infectados. Para a ONU, "o combate ao HIV/aids requer o combate à desigualdade de gênero".

SIGA-NOS NO Google News