Cassilândia, Quarta-feira, 29 de Março de 2017

Últimas Notícias

12/10/2005 15:28

Face da aids é cada vez mais feminina e mais jovem

Benedito Mendonça / ABr

Quase metade dos 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV atualmente são mulheres. "Hoje em dia, a face da aids é cada vez mais feminina e cada vez mais jovem". A informação consta do relatório anual sobre a situação da população mundial 2005, divulgado hoje (12) pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Para a UNFPA, a epidemia de HIV/aids "é alimentada pela pobreza, discriminação e violência contra as mulheres". O relatório revela que três quartos de todos os novos casos de HIV são transmitidos sexualmente entre homens e mulheres, o que indica que, "no centro da epidemia, estão a desigualdade de gênero e o controle dos homens nas tomadas de decisão".

O documento da ONU assinala que, contrariamente à crença comum de que mulheres casadas estão "seguras", muitas foram infectadas por seus próprios parceiros: na África Subsaariana, (região do continente africano ao sul do Deserto do Saara) de 60% a 80% de todas as mulheres HIV positivas foram infectadas por seus maridos.

Segundo o relatório, as mulheres jovens correm um risco particular: na África Subsaariana, as mulheres da faixa de 15 a 24 anos de idade representam 76% de todos os jovens que vivem com o HIV. No Caribe, no Oriente Médio e na África Subsaariana, cerca de 70% de todas as pessoas jovens infectadas pelo HIV são mulheres.

Entre as recomendações do relatório para combater a aids está a mobilização de recursos adicionais para a prevenção do HIV – "a primeira linha de defesa para deter a epidemia" – bem como o tratamento e assistência oferecidos aos que já foram infectados. Para a ONU, "o combate ao HIV/aids requer o combate à desigualdade de gênero".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 29 de Março de 2017
Terça, 28 de Março de 2017
21:41
Loteria
06:10
Loterias
Segunda, 27 de Março de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)