Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

23/02/2011 14:22

Fábrica de fertilizantes em Três Lagoas operará em 2014

Notícias MS/Luciana Gabas

A fábrica de fertilizantes da Petrobras que será instalada em Três Lagoas começa a funcionar em setembro de 2014. A Licença de Instalação da unidade – emitida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) - foi assinada nesta terça-feira (22) pelo governador André Puccinelli e entregue à diretora da área de Gás e Energia da Petrobras, Maria da Graça Silva Foster. Com a liberação do documento, as obras já poderão ser iniciadas e segundo a diretora os trabalhos de terraplanagem começam na primeira semana de maio.

A Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III) terá capacidade de produção de 1,210 milhão de toneladas de ureia e 761 mil toneladas de amônia por ano. A fábrica será a maior unidade de fertilizantes da América Latina e vai duplicar a produção de uréia no país. Atualmente o Brasil importa 65% da uréia consumida no mercado interno.

Para a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a instalação da planta em Mato Grosso do Sul vem ao encontro das necessidades do setor agrícola e atrai novos empreendimentos para a região. “Já tem outros fabricantes interessados em produzir NPK [adubo utilizado na lavoura]”. A secretária ressalta que a capacidade técnica do executivo foi fator preponderante para a escolha do local de instalação da fábrica. “São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco queriam, mas nós tivemos o privilégio de tecnicamente ser o estado escolhido”, destacou Tereza Cristina.



Durante a construção, a obra vai gerar cerca de cinco mil empregos diretos e depois de pronta deve empregar de 500 a 600 trabalhadores. A Petrobras vai priorizar a contratação da mão de obra local, que deve ser capacitada para as necessidades do empreendimento por meio do Plano Nacional de Qualificação para a Indústria do Petróleo e Gás Natural (Promimp).






Para formação dos trabalhadores, a empresa conta com a parceria da prefeitura e do governo do Estado. “Quem se beneficia é a população de Mato Grosso do Sul, do Brasil e principalmente de Três Lagoas, que terá qualificação para o trabalho”, disse a prefeita do município, Márcia Moura, que esteve presente na reunião da Governadoria junto com a vice-governadora Simone Tebet, dos secretários de Meio Ambiente e Planejamento do Estado Carlos Alberto Menezes e da Fazenda Mário Sérgio Lorenzetto. Também participaram do encontro o deputado estadual Eduardo Rocha e o prefeito de Brasilândia, Antônio de Pádua Thiago.

Licenciamento

De acordo com o secretário Carlos Alberto Menezes, o trabalho participativo das equipes do governo do Estado e Petrobras, desde o início das discussões, propiciou maior celeridade no andamento dos trâmites legais. O pedido de licença Prévia da fábrica de fertilizantes foi solicitado ao Imasul em 9 de agosto de 2010. Em 16 de setembro do mesmo ano, uma audiência pública foi realizada em Três Lagoas para discussão do projeto e no dia 18 de janeiro deste ano, a empresa apresentou pedido de Licença de Instalação ao órgão do governo estadual. “Todas as exigências técnicas e ambientais foram cumpridas”, ressalta Menezes.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)