Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/06/2012 11:33

F1: Alonso ganha dez posições, vence e reassume a ponta

Gazeta Esportiva

O espanhol Fernando Alonso deu neste domingo mais uma demonstração porque é considerado um dos pilotos mais talentosos da Fórmula 1. Largando da 11ª colocação do Grande Prêmio da Europa, ele fez uma prova agressiva e imprimiu ritmo forte durante as 57 voltas em Valência para conquistar sua segunda vitória no ano e assumir a ponta do Mundial.

O finlandês Kimi Raikkonen foi o segundo colocado, seguido pelo alemão Michael Schumacher, que subiu ao pódio pela primeira vez desde seu retorno à categoria após a aposentadoria. No total, os três primeiros colocados somam dez títulos do Mundial.

O espanhol, vencedor também do GP da Malásia, é o primeiro piloto a conquistar mais de uma vitória na temporada 2012 da F-1, que tem oito corridas. Jenson Button, Sebastian Vettel, Mark Webber, Pastor Maldonado, Nico Rosberg e Lewis Hamilton também subiram ao lugar mais alto do pódio.

A prova em Valência era amplamente dominada pelo pole position Sebastian Vettel, mas a entrada do safety car na 30ª volta mudou a situação. Na relargada, quatro giros depois, o carro do alemão quebrou e ele foi obrigado a abandonar a prova, que teve Mark Webber em quarto e Nico Hulkenberg em quinto.

Os pilotos brasileiros tiveram provas difíceis neste domingo. Bruno Senna se envolveu em acidente com o japonês Kamui Kobayashi e acabou em 11º, logo atrás de seu companheiro Pastor Maldonado. Felipe Massa, que deu azar com sua estratégia, também foi atingido pelo piloto da Sauber e encerrou a corrida em 16º.

O resultado em Valência deixa Alonso na liderança no Mundial de F-1, com 111 pontos conquistados em oito corridas. Webber, que chegou à Espanha como quarto colocado, agora é o vice-líder com 91 pontos, três a mais do que Hamilton. Vettel é o quarto colocado com 85.
AFP

A prova - A largada do Grande Prêmio da Europa ocorreu sem incidentes e o alemão Sebastian Vettel não teve grandes problemas para defender sua primeira colocação, deixando Lewis Hamilton e Romain Grosjean nas posições seguintes. Pastor Maldonado caiu para quinto, atrás também do japonês Kamui Kobayashi.

Ainda na primeira volta, Fernando Alonso e Felipe Massa partiram para cima de seus adversários para iniciar uma corrida de recuperação. Cada um ganhou três posições, com destaque para o brasileiro, que com uma boa ultrapassagem sobre Nico Rosberg assumiu o décimo posto.

Vettel logo abriu vantagem muito confortável sobre Hamilton e já na quinta volta tinha 7s6 de frente do piloto da McLaren, que segurava o ritmo dos demais pilotos. Já Felipe Massa manteve a postura agressiva para tentar tomar a nona colocação do escocês Paul di Resta, mas não conseguiu a ultrapassagem.

Grosjean, por outro lado, realizou bela manobra para deixar Hamilton para trás e assumir a segunda colocação na décima volta. No giro seguinte, Jenson Button foi o primeiro piloto a parar nos boxes para a troca de pneus, seguido pelo mexicano Sergio Pérez.

Felipe Massa parou na 12ª volta e retornou à pista na 16ª posição, com pneus médios, deixando o último jogo de compostos macios para o stint final de prova. A Ferrari trabalhou bem na parada de Fernando Alonso, que ganhou as posições de Kimi Raikkonen e Kamui Kobayashi.

Sebastian Vettel foi recompensado pelo grande trabalho realizado desde a primeira volta e voltou dos boxes ainda na primeira colocação e sem ser ameaçado pelos rivais.

Em uma disputa de posições na 20ª volta, Kobayashi forçou ultrapassagem sobre Bruno Senna e acabou tocando o brasileiro, que perdeu um pneu e foi obrigado a fazer um pit stop. O piloto da Williams foi considerado culpado pelo incidente e precisou passar pelos boxes como punição.

Na 29ª volta, o safety car entrou na pista por conta de um acidente entre Jean-Éric Vergne e Heikki Kovalainen e reagrupou os carros na pista. Os pilotos aproveitaram a oportunidade para ir aos boxes e a equipe McLaren errou no trabalho do carro de Hamilton, que acabou ultrapassado por Alonso, que assumiu o terceiro posto.

A relargada ocorreu na 34ª volta e o espanhol da Ferrari pulou para a primeira colocação. Ele ultrapassou Grosjean e contou com um problema no carro de Sebastian Vettel, que parou na pista, para pular à ponta. Felipe Massa foi tocado com força e precisou parar nos boxes novamente para seguir na corrida.

Na primeira colocação, Alonso começou a rodar com ritmo ainda mais forte, obtendo seguidamente a volta mais rápida da corrida. A vida do ferrarista ficou mais tranquila quando o carro de Grosjean apresentou problemas hidráulicos e o francês abandonou a prova.

Com os pneus desgastados, ele foi obrigado a diminuir o ritmo, mas não chegou a ficar ameaçado, já que Kimi Raikkonen, com compostos mais macios, só ultrapassou Lewis Hamilton a duas voltas do fim e não conseguiu caçar Alonso. Em disputa pela terceira posição, o britânico foi atingido por Pastor Maldonado, bateu no muro e abandonou, deixando a terceira colocação para Michael Schumacher.

Assim, o espanhol conseguiu administrar sua vantagem e cruzou a linha de chegada na primeira colocação, levando a torcida de Valência à loucura.

Veja o resultado do Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1
1: Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
2: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
3: Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
4: Mark Webber (AUS/Red Bull)
5: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
6: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
7: Paul Di Resta (ESC/Force India)
8: Jenson Button (ING/McLaren)
9: Sergio Pérez (MEX/Sauber)
10: Pastor Maldonado (VEN/Williams)
11: Bruno Senna (BRA/Williams)
12: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
13: Vitaly Petrov (RUS/Caterham)
14: Heikki Kovalainen (FIN/Caterham)
15: Charles Pic (FRA/Marussia)
16: Felipe Massa (BRA/Ferrari)
17: Pedro de la Rosa (ESP/Hispania)
18: Narain Karthikeyan (IND/Hispania)
Não completaram
Lewis Hamilton (ING/McLaren)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)