Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

24/06/2012 11:33

F1: Alonso ganha dez posições, vence e reassume a ponta

Gazeta Esportiva

O espanhol Fernando Alonso deu neste domingo mais uma demonstração porque é considerado um dos pilotos mais talentosos da Fórmula 1. Largando da 11ª colocação do Grande Prêmio da Europa, ele fez uma prova agressiva e imprimiu ritmo forte durante as 57 voltas em Valência para conquistar sua segunda vitória no ano e assumir a ponta do Mundial.

O finlandês Kimi Raikkonen foi o segundo colocado, seguido pelo alemão Michael Schumacher, que subiu ao pódio pela primeira vez desde seu retorno à categoria após a aposentadoria. No total, os três primeiros colocados somam dez títulos do Mundial.

O espanhol, vencedor também do GP da Malásia, é o primeiro piloto a conquistar mais de uma vitória na temporada 2012 da F-1, que tem oito corridas. Jenson Button, Sebastian Vettel, Mark Webber, Pastor Maldonado, Nico Rosberg e Lewis Hamilton também subiram ao lugar mais alto do pódio.

A prova em Valência era amplamente dominada pelo pole position Sebastian Vettel, mas a entrada do safety car na 30ª volta mudou a situação. Na relargada, quatro giros depois, o carro do alemão quebrou e ele foi obrigado a abandonar a prova, que teve Mark Webber em quarto e Nico Hulkenberg em quinto.

Os pilotos brasileiros tiveram provas difíceis neste domingo. Bruno Senna se envolveu em acidente com o japonês Kamui Kobayashi e acabou em 11º, logo atrás de seu companheiro Pastor Maldonado. Felipe Massa, que deu azar com sua estratégia, também foi atingido pelo piloto da Sauber e encerrou a corrida em 16º.

O resultado em Valência deixa Alonso na liderança no Mundial de F-1, com 111 pontos conquistados em oito corridas. Webber, que chegou à Espanha como quarto colocado, agora é o vice-líder com 91 pontos, três a mais do que Hamilton. Vettel é o quarto colocado com 85.
AFP

A prova - A largada do Grande Prêmio da Europa ocorreu sem incidentes e o alemão Sebastian Vettel não teve grandes problemas para defender sua primeira colocação, deixando Lewis Hamilton e Romain Grosjean nas posições seguintes. Pastor Maldonado caiu para quinto, atrás também do japonês Kamui Kobayashi.

Ainda na primeira volta, Fernando Alonso e Felipe Massa partiram para cima de seus adversários para iniciar uma corrida de recuperação. Cada um ganhou três posições, com destaque para o brasileiro, que com uma boa ultrapassagem sobre Nico Rosberg assumiu o décimo posto.

Vettel logo abriu vantagem muito confortável sobre Hamilton e já na quinta volta tinha 7s6 de frente do piloto da McLaren, que segurava o ritmo dos demais pilotos. Já Felipe Massa manteve a postura agressiva para tentar tomar a nona colocação do escocês Paul di Resta, mas não conseguiu a ultrapassagem.

Grosjean, por outro lado, realizou bela manobra para deixar Hamilton para trás e assumir a segunda colocação na décima volta. No giro seguinte, Jenson Button foi o primeiro piloto a parar nos boxes para a troca de pneus, seguido pelo mexicano Sergio Pérez.

Felipe Massa parou na 12ª volta e retornou à pista na 16ª posição, com pneus médios, deixando o último jogo de compostos macios para o stint final de prova. A Ferrari trabalhou bem na parada de Fernando Alonso, que ganhou as posições de Kimi Raikkonen e Kamui Kobayashi.

Sebastian Vettel foi recompensado pelo grande trabalho realizado desde a primeira volta e voltou dos boxes ainda na primeira colocação e sem ser ameaçado pelos rivais.

Em uma disputa de posições na 20ª volta, Kobayashi forçou ultrapassagem sobre Bruno Senna e acabou tocando o brasileiro, que perdeu um pneu e foi obrigado a fazer um pit stop. O piloto da Williams foi considerado culpado pelo incidente e precisou passar pelos boxes como punição.

Na 29ª volta, o safety car entrou na pista por conta de um acidente entre Jean-Éric Vergne e Heikki Kovalainen e reagrupou os carros na pista. Os pilotos aproveitaram a oportunidade para ir aos boxes e a equipe McLaren errou no trabalho do carro de Hamilton, que acabou ultrapassado por Alonso, que assumiu o terceiro posto.

A relargada ocorreu na 34ª volta e o espanhol da Ferrari pulou para a primeira colocação. Ele ultrapassou Grosjean e contou com um problema no carro de Sebastian Vettel, que parou na pista, para pular à ponta. Felipe Massa foi tocado com força e precisou parar nos boxes novamente para seguir na corrida.

Na primeira colocação, Alonso começou a rodar com ritmo ainda mais forte, obtendo seguidamente a volta mais rápida da corrida. A vida do ferrarista ficou mais tranquila quando o carro de Grosjean apresentou problemas hidráulicos e o francês abandonou a prova.

Com os pneus desgastados, ele foi obrigado a diminuir o ritmo, mas não chegou a ficar ameaçado, já que Kimi Raikkonen, com compostos mais macios, só ultrapassou Lewis Hamilton a duas voltas do fim e não conseguiu caçar Alonso. Em disputa pela terceira posição, o britânico foi atingido por Pastor Maldonado, bateu no muro e abandonou, deixando a terceira colocação para Michael Schumacher.

Assim, o espanhol conseguiu administrar sua vantagem e cruzou a linha de chegada na primeira colocação, levando a torcida de Valência à loucura.

Veja o resultado do Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1
1: Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
2: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
3: Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
4: Mark Webber (AUS/Red Bull)
5: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
6: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
7: Paul Di Resta (ESC/Force India)
8: Jenson Button (ING/McLaren)
9: Sergio Pérez (MEX/Sauber)
10: Pastor Maldonado (VEN/Williams)
11: Bruno Senna (BRA/Williams)
12: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
13: Vitaly Petrov (RUS/Caterham)
14: Heikki Kovalainen (FIN/Caterham)
15: Charles Pic (FRA/Marussia)
16: Felipe Massa (BRA/Ferrari)
17: Pedro de la Rosa (ESP/Hispania)
18: Narain Karthikeyan (IND/Hispania)
Não completaram
Lewis Hamilton (ING/McLaren)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)