Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Extremo sul continuará sofrendo com fortes chuvas em 2016, aponta previsão

Midiamax - 28 de dezembro de 2015 - 13:30

O extremos sul de Mato Grosso do Sul continuará sendo mais castigada pelas chuvas em 2016. Sete Quedas, Paranhos, Itaquiraí, Caarapó e Dourados lideram a lista dos municípios com maiores índices de cargas d´água previstos para o próximo ano. Embora exista o alerta de chuvas fortes, especialistas acham que a ocorrência de alagamentos deve ser menor do que foi registrado em 2015. O ano fecha com mais de 20 cidades atingidas.

De acordo com o geógrafo Carlos Eduardo Borges, do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), estudos apontam que os municípios vão registrar chuvas contínuas durante os meses de janeiro e fevereiro, com tendência de redução somente a partir do mês de março. Segundo ele, a justificativa para esse fato, é que o início de 2016, assim como todo o ano de 2015, será um período comandado pelo fenômeno El Niño.

“Estamos em um ano de El Niño e isso faz com que a temperatura do Oceano Pacífico aumente. A consequência disso é um período de muita chuva, em especial na região sul do País e de Mato Grosso do Sul”, relata.

Nos últimos meses as fortes chuvas castigaram diversos municípios de Mato Grosso do Sul e o prejuízo é calculado em cerca de R$ 115 milhões.

Até o momento, as cidades de Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado Deodápolis, Mundo Novo, Bela Vista e Laguna Carapã tiveram o pedido de decreto de situação de emergência acatado pela governo do Estado, no entanto, outros dois municípios também decretaram situação de emergência e aguardam posicionamento do governo.

SIGA-NOS NO Google News