Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Extintor de incêndio para veículos terá nova versão

16 de junho de 2004 - 14:29

No dia 1º janeiro de 2005 começa a vigorar a nova Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) n° 157, de 22 de abril de 2004, que torna obrigatório o uso de um novo modelo de extintor de incêndio para veículos automotores.

No próximo ano, todos os automóveis deverão sair de fábrica equipados com o novo modelo, já batizado de extintor ABC. Esse modelo de extintor de incêndio também necessitará de certificação compulsória para ser comercializado, devendo conter obrigatoriamente o selo de conformidade do Inmetro.

Os extintores que estão em uso atualmente são capazes de eliminar um princípio de incêndio apenas das chamadas classes B e C, ou seja, combustíveis líquidos como, por exemplo: gasolina; álcool; óleo e materiais elétricos energizados, tais como bateria e fiação elétrica.

Já o novo modelo que passará a ser usado a partir de janeiro de 2005, foi batizado como extintor ABC porque foi desenvolvido para apagar incêndios das classes A, B e C, o que abrange também os materiais sólidos combustíveis como: estofamentos; revestimentos; painéis; tapetes e pneus.

O novo modelo de extintor tipo ABC terá garantia de cinco anos, não podendo ser recondicionado. Para adquirir o selo de conformidade, os extintores passam por rigorosos testes feitos em laboratórios credenciados pelo Inmetro. Todo o serviço de manutenção e recarga também só pode ser realizado por empresas credenciadas pelo Inmetro.



Frederico Bazenga - Inmetro

SIGA-NOS NO Google News