Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exportador não vê "problema dramático''no foco de aftosa

Shislaine Vieira/Campo Grande News - 12 de outubro de 2005 - 08:27

A descoberta de um foco de febre aftosa no estado do Mato Grosso do Sul "não é nenhum problema dramático" para os exportadores do produto e para o país, segundo o presidente da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), Marcus Vinícius Pratini de Moraes, nesta terça-feira.
Conforme o presidente da Abiec, o país terá algum prejuízo, até mesmo que alguns países fecharão à importação de carne do Brasil, mas que o assunto não pode ser tratado como drama. Ele disse ainda que o ministério da Agricultura tem capacidade técnica para "tirar isso de letra". E que no momento, o importante é comunicar a todos os países que o Brasil cumpriu rigorosamente as normas sanitárias definidas pela Organização Internacional da Saúde Animal, segundo Agência Brasil.
Moraes visou que apesar de o país seguir adequadamente as normas de sanidade animal, o governo não deu a devida "prioridade" à questão e que esta prioridade precisa ser restaurada.
O governo recebeu, nesta terça-feira, quatro notificações cancelando temporariamente a compra de carne bovina. Os países da União Européia suspenderam a importação de carne de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. A Inglaterra não comprará carne que saia de Mato Grosso do Sul e Paraná. Israel e África do Sul embargaram o produto proveniente de qualquer parte do território brasileiro.

SIGA-NOS NO Google News