Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exportações nacionais crescem em relação a safra passada

Correio do Estado - 15 de julho de 2019 - 19:30

As exportações de algodão no Brasil devem atingir um recorde na safra 2018/2019, aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta segunda-feira (15). O aumento nos embarques deve chegar a 60%, ou 1,5 milhão de toneladas.

Somando pluma e caroço, espera-se uma produção estimada em 6 milhões de toneladas, contra 5 milhões colhidos no período anterior.

Considerando apenas a pluma, a produção pode chegar a 2,6 milhões de toneladas, enquanto o caroço chegará a 4 milhões . Os resultados são decorrentes do ciclo passado, quando a matéria-prima alcançou rentabilidade expressiva.

Apesar do custo de produção ter aumentado, em razão da alta tecnologia empregada no cultivo, o algodão apresenta um retorno de cerca 38,7% sobre o investimento no plantio da pluma, segundo os dados do boletim de safras da Conab divulgado no início deste ano.

CENÁRIO REGIONAL

Mato Grosso do Sul é um dos cinco maiores produtores nacionais de algodão, ficando atrás somente do Mato Grosso (1º colocado) e Bahia (2º colocado), os quais somam juntos 80% da produção nacional.

Conforme informado pela Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul), na última safra os produtores sul-mato-grossenses registraram uma das melhores produtividades do país, com 325 arrobas colhidas por hectare.

Este ano, o aumento da área plantada foi de 25%, o que deve resultar em colheita de 71 mil toneladas de algodão em pluma e, pelo menos, 160 mil toneladas do caroço.

*Com informações Ascom Conab

SIGA-NOS NO Google News