Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exportações de carne à Rússia serão retomadas no dia 1º

Humberto Marques e Paulo Fernandes/Campo Grande News - 23 de novembro de 2007 - 15:53

O mercado russo irá abrir suas portas para a carne de Mato Grosso do Sul a partir do dia 1º de dezembro (sábado), segundo informou nesta sexta-feira (23 de novembro) o governador André Puccinelli (PMDB). A Rússia confirmou ao governo brasileiro hoje que retirou as restrições sobre carnes do Estado e de outras sete unidades da federação.

A decisão do governo russo em voltar a comprar carne em grande escala, conforme a secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, é motivada pela chegada do inverno na região – quando aumenta o consumo do produto. Porém, a abertura do mercado para Mato Grosso do Sul foi comemorada pelo governador, que a atribuiu a dois fatores.

O primeiro deles, segundo Puccinelli, foi a visita de uma missão russa no Estado há cerca de um mês. “Além disso, houve o reconhecimento do Ministério da Agricultura [Pecuária e Abastecimento] de que Mato Grosso do Sul é área livre de febre aftosa com vacinação”, sustentou o governador, ao avaliar que o status sanitário foi “muito importante, principalmente para a região de Eldorado, que viveu uma grande miséria nesse período”.

Em outubro de 2005, foram identificados focos de febre aftosa nos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, levando à suspensão de importações da carne bovina estadual para vários mercados, condição que acabou atenuada em outras regiões. Porém, os três municípios continuaram com impedimentos para comercializar a produção, incluindo derivados da pecuária e outros produtos agrícolas.

A Rússia era, até então, o maior comprador de carne bovina de Mato Grosso do Sul – Estado que também liderou as exportações brasileiras do produto por anos.

SIGA-NOS NO Google News