Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exportação: Governo quer negociar com Argentina

Liésio Pereira/ABr - 20 de julho de 2004 - 06:33

O governo federal está empenhado em negociar com a Argentina para evitar maiores problemas em relação às restrições comerciais aos produtos brasileiros. Foi o que disse , nesta capital, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. “As negociações têm sido satisfatórias, porque evitam um alastramento dessa turbulência comercial”, comentou o ministro.

Segundo Furlan, a medida Argentina de restrição aos televisores produzidos no Brasil “aparentemente tem sustentabilidade jurídica, por serem televisores produzidos na Zona Franca de Manaus”. O ministro acrescentou que o governo brasileiro está analisando o caso e acredita em uma revogação da medida, principalmente após a visita ao Brasil do ministro argentino da Economia, Roberto Lavagna, quando deverão ser discutidos temas comerciais de longo prazo “e não apenas essas questões de apagar incêndios quando ocorrem”.

Furlan disse que o governo acredita que a participação brasileira no mercado do Mercosul é natural, porque está substituindo “outros exportadores que perderam espaço no mercado do Mercosul e o Brasil ganhou”. O ministro Furlan participou da cerimônia de abertura do 59º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Metalurgia (ABM). Na ocasião, ele destacou a importância do setor para as exportações do país. Ressaltou também a importância dos investimentos em infra-estrutura para acompanhar o crescimento do comércio exterior, principalmente os investimentos em portos e aeroportos.

O ministro destacou que 18% dos investimentos anunciados neste ano pelo governo, são voltados para a cadeia produtiva da siderurgia e metalurgia, “o que mostra a importância do setor para a economia brasileira”. Furlan destacou também a participação do BNDES nos financiamentos para o desenvolvimento do setor de siderurgia e metalurgia.

SIGA-NOS NO Google News