Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/03/2004 13:45

Exportação de carne terão registro obrigatório no Sisbov

Assessoria Mapa

A partir de agora, todos os produtos e subprodutos de origem bovina e bubalina exportados deverão ter, obrigatoriamente, como origem um animal rastreado. Esta exigência, que já era obrigatória para produtos e subprodutos bovinos e bubalinos destinados à União Européia (UE), foi agora estendida a todos os outros mercados importadores.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento só liberará o abate de bovinos destinados aos países de fora da UE se o animal estiver registrado há pelo menos 40 dias na base nacional de dados do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). A determinação, prevista na Instrução Normativa nº 88, passou a valer desde a última segunda-feira. A IN, publicada no “Diário Oficial da União” de 15 de dezembro de 2003, aprova o calendário de ingresso e permanência de animais na base de dados do Sisbov.

A coordenadora nacional do Sisbov, Denise Euclydes Mariano, afirma que o sistema de rastreabilidade, condição exigida pela UE para importar carnes, garantirá a segurança alimentar dos consumidores brasileiros. “A rastreabilidade é importante, já que nos possibilita ter todas as informações de origem e situação dos animais, que vai desde seu nascimento até o bife na mesa do consumidor”, diz.

De acordo com o calendário, a partir de 31 de maio deste ano o prazo mínimo de registro na base de dados subirá para 90 dias. Depois, a partir de 30 de novembro, serão 180 dias. E a partir de 31 de maio de 2005, o ministério só liberará o abate se o animal estiver na base de dados por, no mínimo, 365 dias.

A partir de 31 de dezembro de 2005, todo animal originário de criação de zona livre de febre aftosa e dos estados em processo de declaração, independente de ser destinado à exportação, deverá ser incluído no Sisbov. A inclusão do animal nascido após esta data deverá ocorrer até 90 dias após seu nascimento. Os animais originários dos demais estados deverão estar no sistema a partir de 31 de dezembro de 2007.

Atualmente, existem mais de 14 milhões de animais cadastrados na base de dados do Sisbov. O rebanho bovino brasileiro está estimada em 183 milhões de cabeças, o maior do mundo..

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)