Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Expoinel MS premia grandes campeões dos julgamentos

Expoinel - 22 de novembro de 2004 - 10:23

Ontem, dia do encerramento da 1ª Expoinel MS (Exposição Internacional do Nelore), foram divulgados e premiados os animais campeões da exposição. Os julgamentos tiveram início na última quarta-feira e foram divididos em duas categorias, nelore mocho e nelore padrão. Cada uma delas foi subdividida em Bezerra, Novilha Menor, Novilha Maior, Fêmea Jovem, Fêmea Adulta, Bezerro, Júnior Menor, Júnior Maior, Touro Jovem e Touro Senior, sendo que o que diferencia as categorias é a faixa etária do animal. Durante o evento mais de 800 animais foram a julgamento.

A novidade da exposição foi a iniciativa inédita na história dos julgamentos da raça nelore em premiar os proprietários dos grandes campeões do evento, com uma caminhonete zero quilômetro, enquanto os tratadores concorrerão a duas motocicletas em sorteio. A proposta foi estimular a participação dos criadores e valorizar o trabalho dos tratadores, explica o presidente da ASCN, Ulysses Serra Neto, o Noninho. Segundo ele na próxima edição a Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore (ASCN), ampliará o prêmio a todos os grandes campeões do julgamento.

Para Ulysses Serra Neto, a primeira exposição garantiu a realização da próxima feira no Estado em 2005, que surgirá ainda mais forte. Ele considerou a realização da 1ª Expoinel MS um momento histórico para a pecuária regional, que consolida-se de forma cada vez mais forte como a melhor do País. “O Brasil está olhando para a Expoinel MS e para o Estado”, afirmou.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Orestes Prata Tibery Júnior, cumprimentou a organização da exposição e afirmou que pela qualidade dos animais e pela participação dos criadores e parceiros da ASCN a Expoinel MS já nasce como a terceira maior feira da raça nelore no País, ficando atrás somente da Expoinel e da Expozebu, ambas de Uberaba (MG).

Durante o evento, o jurado da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Marcelo Moura, que acompanhou os julgamentos como expectador, afirmou que os grandes criadores do Brasil estão aqui na Expoinel MS com os melhores animais. “Tenho certeza que o que temos de melhor no País em nelore está participando nesta feira, prova disso é que já estão no Parque grandes campeões de feiras como a Expoinel de Uberaba (MG)”, exemplifica Moura. Ele garante ainda que a premiação ajudou muito para que este evento atraísse os pecuaristas.

O grande campeão da Expoinel MS na categoria nelore padrão macho foi o animal Malcon da J.Galera, filho de Bitelo da SS e de Fadamy TE J.Galera, da Agropecuária Irmãos Galera, Fazenda Eldorado, de Ponta Linda, São Paulo. A nelore padrão fêmeas grande campeã foi Beverly Fort VR, filha de Porche Zeb VR e Santa Fort VR, de José Carlos Prata Cunha, da Fazenda Fortaleza, Valparaíso SP.

Segue lista de animais premiados nos julgamento:

Categoria nelore padrão machos

Grande Campeão da 1ª Expoinel MS foi o animal Malcon da J.Galera, filho de Bitelo da SS e de Fadamy TE J.Galera, da Agropecuária Irmãos Galera, Fazenda Eldorado, de Ponta Linda, São Paulo.

O Reservado Grande Campeão

Faldan Já da Si, filho de Bitelo da SS e Leta da B.Belo, do expositor José Carlos Prata Cunha, da Fazenda Fortaleza, de Valparaíso SP.

Nelore padrão fêmeas

Grande Campeã foi Beverly Fort VR, filha de Porche Zeb VR e Santa Fort VR, de José Carlos Prata Cunha, da Fazenda Fortaleza, Valparaíso SP. A Reservada Grande Campeã foi a vaca Madame TE Kubera, filha do touro Panagpur Al Paulic e de Tajayama Mj do Sab, de propriedade da Agropecuária Palma, da fazenda Palma, de Luziania, Goiás.

Nelore mocho machos

O Grande Campeão da Expoinel MS foi o touro Conco OB, filho de Bitelo da SS e Derivada OB, da Companhia Coml. Omb, da fazenda Chácara Caburey, de Araçatuba, São Paulo.

Reservado Grande Campeão

Touro OB Look da Fa, filho de Evereste S. Marina e OB Hilda da Fa, de Sementes Adriana, da fazenda Adriana de Alto Garças, Mato Grosso. A Grande Campeã na categoria nelore mocho foi a vaca Fabula da Goya, filha de Evereste S. Marina e Saudade 945 da Goy, da Goya Agropecuária de Comércio Ltda, fazenda Santo Antônio de Bela Vista, Mato Grosso do Sul.

Reservada Grande Campeã

Edalina, filha de Dali TE da Quil e Anica da GR, do expositor Sementes Adriana, de Adriana Alto Garças, Mato Grosso.

Classificação final entre os expositores de nelore padrão

Jonas Barcellos C. Filho, de Uberaba, MG, em primeiro lugar, da fazenda Mata Velha. Em segundo lugar ficou José Carlos Prata Cunha, de Valparaíso, SP. Entre os expositores do nelore mocho, os primeiros colocados foram: Li Teixeira de Rezende, de Dourados, MS, e Goya Agropecuária e Comércio Ltda, Bela Vista MS.

SIGA-NOS NO Google News