Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Expoinel MS 2005 está suspensa em função da febre aftosa

24 de outubro de 2005 - 09:53

Está suspensa a segunda edição da Expoinel MS, que seria realizada de 10 a 20 de novembro, em função dos focos de febre aftosa constatados em Mato Grosso do Sul e investigados agora no Paraná. O presidente da ASCN (Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelores), Ulysses Serra Neto, vai conceder entrevista explicando a decisão na próxima segunda-feira, dia 24 de outubro, às 16 horas, na sede da Nelore MS, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Ulysses Serra afirma que a decisão de suspender a Expoinel MS foi conjunta, envolvendo a ACNB (Associação dos Criadores de Nelore no Brasil) e ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), extensiva a feiras de todo o País. O objetivo é esperar para se ter uma avaliação da dimensão do problema, que até então estava restringido a três municípios de Mato Grosso do Sul, onde cinco cidades estão isoladas num raio de 25 quilômetros do primeiro foco de febre aftosa, confirmado em 8 de outubro, em Eldorado.

No Paraná 600 bovinos estão em quarentena suspeitos de estarem infectados com a doença e enquanto o governo daquele Estado afirma que os animais seriam originados de Mato Grosso do Sul a Sociedade Rural local nega a informação. Antes da coletiva a ser concedida pelo presidente da ASCN haverá uma reunião para discutir o cenário atual.

Ulysses Serra lamenta a necessidade de suspensão da Expoinel MS e afirma que ainda serão decididos outros detalhes, como, por exemplo, se os leilões programados para o evento serão mantidos independente da exposição ser suspensa.

“Estamos decepcionados com o episódio como um todo e com a sensação de que gostaríamos de fazer o dever de casa, mas faltaram recursos. A carne tem de ser tratada no Brasil como uma questão de Estado, assim como é o petróleo para o Oriente Médio e o minério para o Chile e não com negligência como foi pelo governo. Sabemos que a Iagro tem profissionais de altíssimo nível, mas também tem quem se corrompa. Teremos essa sensação de insegurança enquanto não houver um controle efetivo na fronteira”, desabafa.

Assessoria de Imprensa da Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore - Expoinel MS

SIGA-NOS NO Google News