Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Expogrande 2005 terá 60 leilões

12 de março de 2005 - 07:39

Neste ano, a 67º edição da Expogrande, que acontecerá de 30 de março a 10 de abril, no Parque de Exposição Laucídio Coelho, em campo Grande (MS), terá 60 leilões em sua grade de programação. Devido ao número de remates, os leilões já começam a ser realizados a partir do dia 14 de março e seguem até o dia 11 de abril, sendo que a solenidade de abertura da feira está agendada para 30 de março, quarta-feira, às 18 horas. O Leilão Nelore Sertãozinho abre o circuito de certames da Expogrande. No ano passado a movimentação financeira dos leilões da feira faturou R$ 31 milhões e contribuiu para o crescimento da feira, que somou movimentação de R$ 147 milhões.

A Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) realizou o lançamento oficial da Expogrande 2005 na noite 28 de fevereiro com o tema “Doze Dias de Emoção”. O evento aconteceu no Tatersal de Elite do Parque de Exposições Laucídio, e contou com a presença da diretoria da entidade, autoridades, patrocinadores, criadores, expositores e associados.

Para o diretor da Leiloboi, Carlos Guaritá, que realizará 33 leilões dos 60 que serão realizados durante toda a feira, a produção rural sempre é uma surpresa e apesar dos problemas enfrentados no campo, os criadores de Mato Grosso do Sul vão superar a crise com a qualidade. “Mato Grosso do Sul tem um plantel muito bom e a qualidade superará qualquer dificuldade”, disse. Além da Leiloboi, a Expogrande terá participação das leiloeiras Programa, Leilosat, Remate, Corrêa da Costa, Trajano Silva, Triângulo e Leilopec.

O diretor da Leilosat, Josenir Oliveira, o “Pesão”, garante que a expectativa em relação aos doze leilões que a leiloeira vai realizar na feira são as melhore possíveis. “Mesmo com o mercado desfavorável, a Expogrande sempre foi o pico das comercializações de gado em Mato Grosso do Sul, tanto de genética como de corte. No ano passado o mercado estava parecido e mesmo assim tivemos uma surpresa”, lembrou, ao prever: “teremos grandes faturamentos”.

No dia 31 de março a Leilopec realiza o único leilão que organizará na Expogrande e a expectativa do diretor da Leiloeira, Ivan Gomes Castejon, também é muito grande. O remate é o 1º Leilão Grupo Brahman MS e terá quatro promotores, são eles: Brahman Center Triunfo; Grupo OT5 de Três Lagoas (MS); o criador Nelmo Antonio Wenzel de Mundo Novo (MS); e a NKR Agropecuária de Umurarama (PR), além de 20 convidados. No leilão serão ofertadas 30 fêmeas POI Brahman da mais alta genética da raça. Todas estarão prenhes ou paridas. “A pecuária seletiva no Brasil passa por uma fase de muita procura e interesse dos empresários, nos últimos anos especificamente pela raça Brahman. A expogrande, um dos principais eventos da pecuária, deve refletir mais uma vez a qualidade da pecuária do Estado”, disse Castejon.

O gerente da Corrêa da Costa, Arildo Fabrício, que promoverá o quarto Leilão Cícero de Souza e Convidados também garante que as expectativas são as melhores. O leilão terá cinco convidados e ofertará cerca de 60 touros. “A feira vem mostrar a nossa pecuária. Ela é a nossa vitrine do que temos em Mato Grosso do Sul. Mesmo com a apreensão dos produtores pelos preços do campo acreditamos que a qualidade e tradição dos animais vão possibilitar um grande evento”, explicou.

O gerente comercial da Programa Leilões, Carlos Nunes, que realizará oito leilões na Expogrande conta que os leiloes de elite nelore de todo o País têm mostrado que 2005 será novamente um ano forte, com boas médias, mantendo alguns resultados do ano passado e até superando outros. “A qualidade dos animais é cada vez mais fundamental. É o que vai imperar nesse ano. O determinante vai ser a qualidade dos animais ofertados”, disse Nunes. “Hoje a Programa realiza leilões de peso na feira, em relação a gado de elite, e no ano passado o mercado se direcionou para a qualidade. Nesse ano os promotores contrataram assessorias técnicas para revisar e selecionar os animais. A escolha de cada cabeça leiloada é um processo muito rigoroso”, completou o gerente.

Em relação ao cenário ruim da pecuária de corte, Nunes avalia que o mercado de elite sentirá pouca influência desse período, com apenas um reflexo pequeno. “A pecuária de elite tem um público grande de empresários rurais que dão sustentabilidade aos leiloes. A busca por genética é real em todo o país e esses compradores estarão na Expogrande”, concluiu.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – 342-7587 e 342-9132
Acrissul – (67) 342-2201

SIGA-NOS NO Google News