Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/03/2004 15:34

Explosões marcam dia sagrado no Iraque: 124 mortos

Agência Brasil

Explosões atingiram hoje xiitas em Bagdá e Kerbala durante seu dia mais sagrado, deixando pelo menos 124 mortos. Em Kerbala foram no mínimo cinco explosões. Em Bagdá, quatro explosões atingiram a mais importante mesquita xiita local. O encarregado administrativo da Embaixada do Brasil em Bagdá, Awni Al Deiri confirma o número de mortos e diz que há centenas de feridos, muitos deles em estado grave. Xiitas celebravam a Ashura, o décimo dia do mês muçulmano de Muharram. Nesse dia, de acordo com a tradição, o imã Hussein, neto do profeta Muhammad, foi morto em uma batalha ocorrida há mais de 13 séculos.

Awni afirma que os atentados “suscitam no Iraque aquela contradição teocrática entre xiitas e sunitas, uma questão que sempre foi prevista acontecer no país: uma guerra civil". Os esforços da administração atual do país para unir xiitas e sunitas não têm dado certo porque “há contradições teocráticas absolutistas e não relativas, o que significa que uma síntese entre as duas facções é impossível”, diz Awni.

Ele ressalta que há vários interesses em jogo no país – alguns, segundo ele, querem uma guerra civil, outros querem uma democracia, enquanto há, ainda, quem lute por uma federação iraquiana. “Hoje o Iraque é um terreno de confrontos entre interesses regionais e interesses internacionais”, afirma.

Estão sendo feitos reparos na infra-estrutura de telefonia de Bagdá e a situação do oferecimento de energia é de três horas de apagão, seguidas de seis horas com eletricidade. “A infra-estrutura está melhorando, mas o problema maior é a segurança”. O encarregado acredita que se a segurança no Iraque aumentasse, em dois ou três meses os problemas estruturais do país poderiam ser resolvidos. “Mas o que há é a continuidade da insegurança total”, diz Awni. Ele também afirma que ninguém ousa circular pelas ruas de Bagdá a partir das nove horas da noite, por causa dos assaltos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)