Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Expedição vai analisar água de sete rios brasileiros

Irene Lôbo / ABr - 12 de abril de 2006 - 16:43

Araguaia, Guaporé, Verde, Grande, Miranda, Ribeira e Ibicurí são os sete rios escolhidos para terem suas águas colhidas e analisadas até o final de 2007. Trata-se do projeto Brasil das Águas – Sete Rios, uma expedição patrocinada pela Petrobrás e liderada pelo engenheiro Gérard Moss e sua esposa, a escritora e fotógrafa Margi Moss. A coleta e as análises serão feitas a partir de maio com o auxílio do avião anfíbio Talha-Mar, transformado em laboratório aéreo.

Essa não é a primeira vez que Gerárd sai em busca de rios brasileiros. Acostumado a sobrevoar as bacias hidrográficas e preocupado com a degradação de suas águas, ele e a esposa realizaram entre outubro de 2003 e dezembro de 2004 a primeira fase do projeto. Em 14 meses, visitaram 1.160 pontos em 350 rios e lagos brasileiros.

O resultado da pesquisa mostrou que alguns rios têm graves impactos e que os esforços de recuperação serão grandes e caros para o país. Também há rios menos impactados, mas que necessitam de investimentos em saneamento sanitário e industrial, além do replantio de matas ciliares, que circundam os rios.

Desta vez, o novo projeto não será focado apenas na análise da qualidade das águas. Além de coletar informações e fotografias, o casal trabalhará para conscientizar as populações ribeirinhas sobre as condições de seus rios, mostrando os riscos e discutindo a melhor forma de preservá-los.

"Antigamente era pura pesquisa, agora a gente está trabalhando mais em relatórios sócio-ambientais, escutamos um pouco os ribeirinhos para entender melhor a dinâmica de vida e o que pode ser feito para preservar os rios a longo prazo", afirma Gérard.

Ele cita o desmatamento, a falta de tratamento de esgotos, a superexploração de peixes, as barragens e os dejetos tóxicos da agricultura como os principais problemas observados nos rios brasileiros.

O superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), João Lotufo, afirma que o projeto Brasil das Águas – Sete Rios vai de encontro à missão da agência de conservação. Ele diz que a ANA dará apoio técnico e científico para a missão. "(O projeto) ajuda no sentido de que o cidadão, ao conhecer as formas como as pessoas afetam o meio ambiente e em particular a água, passa a ter mais consciência e passa a ser um aliado", afirma Lotufo.

O Brasil possui a maior reserva de água doce da Terra, com 12% do total mundial. Boa parte desses recursos está concentrada na região Norte, onde fica a mais extensa rede hidrográfica do globo terrestre.

Clique aqui para ver o mapa com o detalhamento das condições dos rios brasileiros.

No mesmo site podem ser vistos os sete rios que serão pesquisados na segunda fase do projeto.

SIGA-NOS NO Google News