Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/04/2006 16:43

Expedição vai analisar água de sete rios brasileiros

Irene Lôbo / ABr

Araguaia, Guaporé, Verde, Grande, Miranda, Ribeira e Ibicurí são os sete rios escolhidos para terem suas águas colhidas e analisadas até o final de 2007. Trata-se do projeto Brasil das Águas – Sete Rios, uma expedição patrocinada pela Petrobrás e liderada pelo engenheiro Gérard Moss e sua esposa, a escritora e fotógrafa Margi Moss. A coleta e as análises serão feitas a partir de maio com o auxílio do avião anfíbio Talha-Mar, transformado em laboratório aéreo.

Essa não é a primeira vez que Gerárd sai em busca de rios brasileiros. Acostumado a sobrevoar as bacias hidrográficas e preocupado com a degradação de suas águas, ele e a esposa realizaram entre outubro de 2003 e dezembro de 2004 a primeira fase do projeto. Em 14 meses, visitaram 1.160 pontos em 350 rios e lagos brasileiros.

O resultado da pesquisa mostrou que alguns rios têm graves impactos e que os esforços de recuperação serão grandes e caros para o país. Também há rios menos impactados, mas que necessitam de investimentos em saneamento sanitário e industrial, além do replantio de matas ciliares, que circundam os rios.

Desta vez, o novo projeto não será focado apenas na análise da qualidade das águas. Além de coletar informações e fotografias, o casal trabalhará para conscientizar as populações ribeirinhas sobre as condições de seus rios, mostrando os riscos e discutindo a melhor forma de preservá-los.

"Antigamente era pura pesquisa, agora a gente está trabalhando mais em relatórios sócio-ambientais, escutamos um pouco os ribeirinhos para entender melhor a dinâmica de vida e o que pode ser feito para preservar os rios a longo prazo", afirma Gérard.

Ele cita o desmatamento, a falta de tratamento de esgotos, a superexploração de peixes, as barragens e os dejetos tóxicos da agricultura como os principais problemas observados nos rios brasileiros.

O superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), João Lotufo, afirma que o projeto Brasil das Águas – Sete Rios vai de encontro à missão da agência de conservação. Ele diz que a ANA dará apoio técnico e científico para a missão. "(O projeto) ajuda no sentido de que o cidadão, ao conhecer as formas como as pessoas afetam o meio ambiente e em particular a água, passa a ter mais consciência e passa a ser um aliado", afirma Lotufo.

O Brasil possui a maior reserva de água doce da Terra, com 12% do total mundial. Boa parte desses recursos está concentrada na região Norte, onde fica a mais extensa rede hidrográfica do globo terrestre.

Clique aqui para ver o mapa com o detalhamento das condições dos rios brasileiros.

No mesmo site podem ser vistos os sete rios que serão pesquisados na segunda fase do projeto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)