Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

26/02/2007 15:15

Expedição de agrônomos avalia plantio de soja e milho

Kelly Oliveira/ABr

Brasília - A safra brasileira de soja, milho e algodão será avaliada entre hoje (26) e 23 de março por oito equipes de técnicos e agrônomos que percorrerão 25 mil quilômetros em 14 estados.

Eles participam do projeto Rally da Safra, que este ano passará por 2 mil lavouras do país, com cobertura de 90% da área plantada de soja e 85% de milho.

Além de verificar a quantidade de produção, os técnicos farão análise sobre a qualidade dos plantios. Durante a expedição, será formado um banco de imagens digitais de cobertura do solo nessas lavouras, com o objetivo de avaliar o uso da técnica de plantio direto. As fotos serão analisadas por um software desenvolvido pela Embrapa que irá estimar a cobertura de solo das três culturas em todo o país.

A expectativa do sócio-diretor da Agroconsult, consultoria organizadora da expedição, André Pessoa, é de aumento da produção. A estimativa para a produção brasileira de grãos da safra 2006/07 é 127,3 milhões de toneladas, aumento de 6,1% em relação ao ciclo anterior (119,8 milhões de toneladas).

A previsão para a soja é 56,6 milhões de toneladas e, de milho, de 47,8 milhões de toneladas. No caso do algodão, a expectativa é de 1,2 milhão de toneladas de bruma este ano. “A estimativa é muito boa porque, além do clima ter colaborado, salvo alguns excessos de chuvas no norte do Mato Grosso, vamos ter uma safra boa, com preços também se recuperando”, prevê André Pessoa.

Segundo ele, os produtores brasileiros poderão ser beneficiados pela demanda americana por milho. Nos Estados Unidos, o etanol é produzido com base no milho, diferentemente da produção brasileira que é com base em cana-de-açúcar. Entretanto, os estoques norte-americanos de milho estão abaixo do necessário, o que aumenta os preços.

“Neste momento do ano, os preços estão refletindo as expectativas sobre o plantio no hemisfério norte, que ocorre entre março e maio. O quanto vier a ser produzido de soja e milho tem um reflexo direto sobre a formação de preços aqui no Brasil”, explicou o consultor.

Os dados colhidos pelas equipes do Rally serão apresentados na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), em São Paulo, no dia 29 de março de 2007.

A expedição é financiada pelo Banco do Brasil, Bunge, New Holland, Petrobras e Syngenta. Conta ainda com o apoio da Toyota do Brasil, BM&F, Embrapa, Fundação Agrisus, Impar Consultoria Agrícola, Santiago & Cintra e Gehaka.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)