Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/10/2004 14:07

Expectativa de vida dos idosos aumentou em 14 anos

Daisy Nascimento / ABr

A demógrafa e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Econômica e Aplicada (IPEA), Ana Amélia Camarano, organizou uma série de dados e artigos de vários colaboradores no livro "Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60?", lançado hoje IPEA em comemoração aos 40 anos do Instituto e ao Ano Internacional do Idoso. O livro revela que a expectativa de vida dos idosos de ambos os sexos, para os proximos anos, aumentou em mais 14 anos, excluídas as mortes causadas por motivos consideradas evitáveis, como a violência.

O livro mostra ainda que aproximadamente 9% da população brasileira são formados por pessoas com mais de 60 anos, e que em pelo menos 25% das famílias existe um idoso que contribui com 54% do orçamento doméstico. Outro dado apresentado no livro do IPEA é que 87,1% dos idosos do sexo masculino são chefes de família e apenas 12,7% recebem menos de um salário mínimo por mês.

Um dos capitulos do livro é dedicado às políticas públicas voltadas aos idosos, entre elas os avanços com o Estatuto do Idoso, em contrapartida ao que os autores consideram uma distorção, como por exemplo a aposentadoria compulsória. Segundo os pesquisadores, a existência desse tipo de aposentadoria é uma demonstração do não reconhecimento dos avanços nas condições de saúde e do aumento da expectativa de vida do brasileiro.

O livro "Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60?", propõe uma reflexão sobre o prolongamento da vida e lança como desafio buscar medidas que garantam uma melhoria no atendimento à saúde dos idosos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)