Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Expectativa de vida dos idosos aumentou em 14 anos

Daisy Nascimento / ABr - 07 de outubro de 2004 - 14:07

A demógrafa e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Econômica e Aplicada (IPEA), Ana Amélia Camarano, organizou uma série de dados e artigos de vários colaboradores no livro "Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60?", lançado hoje IPEA em comemoração aos 40 anos do Instituto e ao Ano Internacional do Idoso. O livro revela que a expectativa de vida dos idosos de ambos os sexos, para os proximos anos, aumentou em mais 14 anos, excluídas as mortes causadas por motivos consideradas evitáveis, como a violência.

O livro mostra ainda que aproximadamente 9% da população brasileira são formados por pessoas com mais de 60 anos, e que em pelo menos 25% das famílias existe um idoso que contribui com 54% do orçamento doméstico. Outro dado apresentado no livro do IPEA é que 87,1% dos idosos do sexo masculino são chefes de família e apenas 12,7% recebem menos de um salário mínimo por mês.

Um dos capitulos do livro é dedicado às políticas públicas voltadas aos idosos, entre elas os avanços com o Estatuto do Idoso, em contrapartida ao que os autores consideram uma distorção, como por exemplo a aposentadoria compulsória. Segundo os pesquisadores, a existência desse tipo de aposentadoria é uma demonstração do não reconhecimento dos avanços nas condições de saúde e do aumento da expectativa de vida do brasileiro.

O livro "Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60?", propõe uma reflexão sobre o prolongamento da vida e lança como desafio buscar medidas que garantam uma melhoria no atendimento à saúde dos idosos.

SIGA-NOS NO Google News