Cassilândia, Segunda-feira, 15 de Outubro de 2018

Últimas Notícias

23/09/2018 11:00

Existe um check-up certo para cada faixa etária da mulher?

Gazeta Esportiva

Desde a primeira menstruação até a menopausa, a mulher deve estar atenta à sua saúde íntima. Os cuidados com a parte ginecológica são fundamentais para prevenção de doenças e também para o diagnóstico precoce delas.

Pensando nisso, a Dra. Ana Lúcia Beltrame listou exames e cuidados essenciais para a saúde da mulher de acordo com cada faixa etária. Confira como deve funcionar o check-up feminino ao longo da vida:

ADOLESCENTE (até os 20 anos)

Durante a adolescência, alguns cuidados específicos devem ser tomados, pois o corpo está passando por diversas mudanças e é muito importante que a saúde vaginal se mantenha ideal. Nessa fase, o ideal é uma boa higienização, com sabonete íntimo ou neutro, para não alterar a acidez natural da região. Neste período, os exames ginecológicos vão depender da história clínica da adolescente, como uso de anticoncepcional, que pode ser indicado também para tratamento hormonal e até mesmo de cisto no ovário. Caso já tenha iniciado a atividade sexual, é necessário o exame de papanicolau e pélvico, que são indicados para prevenção do câncer do colo do útero.

ADULTA (20 a 50 anos)

Nesta fase, além dos cuidados com a higiene íntima, é necessário fazer os exames ginecológicos, como papanicolau e pélvico, além de exames de doenças sexualmente transmissíveis. A primeira mamografia pode ser feita a partir dos 35 anos; após os 40 anos o exame pode ser feitos a cada 2 anos. Também podem ser realizados testes de fertilidade (que variam de acordo com o quadro clínico da mulher). As consultas ao ginecologista devem ser no mínimo anuais, para a identificação do desenvolvimento de alguma doença genética ou sexualmente transmissível.

MENOPAUSA

O período da menopausa exige alguns cuidados mais específicos, devido às perdas de proteções naturais que o corpo vai sofrendo. Após os 50 anos ou quando a mulher estiver já na menopausa, são indicados exames como a mamografia anual, papanicolau, pélvico e para controle do endométrio e dos ovários. O ginecologista também pode pedir exames para avaliar a taxa hormonal e indicar reposição hormonal caso seja necessária.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 15 de Outubro de 2018
Domingo, 14 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do Dia
Sábado, 13 de Outubro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do Dia
Sexta, 12 de Outubro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)