Cassilândia, Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

21/08/2018 11:00

Existe um check-up certo para cada faixa etária da mulher

Gazeta Esportiva

Desde a primeira menstruação até a menopausa, a mulher deve estar atenta à sua saúde íntima. Os cuidados com a parte ginecológica são fundamentais para prevenção de doenças e também para o diagnóstico precoce delas.

Pensando nisso, a Dra. Ana Lúcia Beltrame listou exames e cuidados essenciais para a saúde da mulher de acordo com cada faixa etária. Confira como deve funcionar o check-up feminino ao longo da vida:

Adolescente (até os 20 anos)

Durante a adolescência, alguns cuidados específicos devem ser tomados, pois o corpo está passando por diversas mudanças e é muito importante que a saúde vaginal se mantenha ideal. Nessa fase, o ideal é uma boa higienização, com sabonete íntimo ou neutro, para não alterar a acidez natural da região. Neste período, os exames ginecológicos vão depender da história clínica da adolescente, como uso de anticoncepcional, que pode ser indicado também para tratamento hormonal e até mesmo de cisto no ovário. Caso já tenha iniciado a atividade sexual, é necessário o exame de papanicolau e pélvico, que são indicados para prevenção do câncer do colo do útero.

Adulta (20 a 50 anos)

Nesta fase, além dos cuidados com a higiene íntima, é necessário fazer os exames ginecológicos, como papanicolau e pélvico, além de exames de doenças sexualmente transmissíveis. A primeira mamografia pode ser feita a partir dos 35 anos; após os 40 anos o exame pode ser feitos a cada 2 anos. Também podem ser realizados testes de fertilidade (que variam de acordo com o quadro clínico da mulher). As consultas ao ginecologista devem ser no mínimo anuais, para a identificação do desenvolvimento de alguma doença genética ou sexualmente transmissível.

Menopausa

O período da menopausa exige alguns cuidados mais específicos, devido às perdas de proteções naturais que o corpo vai sofrendo. Após os 50 anos ou quando a mulher estiver já na menopausa, são indicados exames como a mamografia anual, papanicolau, pélvico e para controle do endométrio e dos ovários. O ginecologista também pode pedir exames para avaliar a taxa hormonal e indicar reposição hormonal caso seja necessária.

Sobre a Dra. Ana Lucia Beltrame

A Dra. Ana Lúcia Beltrame é médica formada pela UNIFESP (Escola Paulista de Medicina, mestre em ciências e especialista em ginecologia e obstetrícia pela Faculdade de Medicina da USP. A profissional participa de congressos internacionais e é membro da ASRM (American Society for Reproductive Medicine) e da ESHRE (European Society of Human Reproduction and Embryology). Atualmente trabalha em seu próprio consultório. Atua nas áreas de reprodução humana, laparoscopia e endoscopia ginecológica e discorre sobre diversos assuntos na área.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 19 de Novembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Domingo, 18 de Novembro de 2018
09:05
Cassilândia
Sábado, 17 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
06:25
Cassilândia/Paranaiba
Sexta, 16 de Novembro de 2018
22:20
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)