Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exigência de curso para renovar carteira começa este mês

Aline Rocha / Campo Grande News - 01 de junho de 2005 - 13:23

Para os motoristas que tiraram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) antes do ano de 1998 e nunca fizeram renovação do documento com curso de primeiros socorros e direção defensiva, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) passará a exigir o curso obrigatório a partir do dia 22 deste mês.
A renovação de carteira para esses motoristas virá com a exigência do curso que vai ser oferecido à distância pelo órgão. De acordo com o Detran, a capacitação não será presencial e só será oferecida pela internet. Pelo menos 50 mil motoristas fizeram o CNH antes do ano de 1998, mas só precisam participar do curso aqueles que não o fizeram antes.
O valor do curso ainda não foi definido pelo órgão. Em entrevista concedida no mês de abril, o diretor-presidente do departamento, Gilberto Tadeu, afirmou que o curso poderia ter o valor de R$ 25; além do valor já cobrado para renovar o documento, que é de R$ 106.
O curso também é extensivo a motoristas infratores que são obrigados a passar por reciclagem. Conforme o órgão, o motorista vai buscar no site do Detran os módulos com conteúdo para a prova de renovação, que contêm informações a respeito de direção defensiva e primeiros socorros.
As provas, com 30 questões de múltipla escolha, serão aplicadas no Detran, pelo órgão ou por empresa especializada. O curso deve ter exigência de 16 horas.
A renovação de CNH ocorre a cada cinco anos.

SIGA-NOS NO Google News