Cassilândia, Domingo, 26 de Março de 2017

Últimas Notícias

04/06/2014 12:05

Exército simula ataque químico no Itaquerão para treinar segurança na Copa

Agência Brasil

As Forças Armadas simularam hoje (4) um ataque químico na Arena Corinthians, o Itaquerão, na capital paulista, estádio que vai sediar a abertura da Copa do Mundo na próxima semana. Cerca de 100 militares do Exército e 80 homens do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil participaram da simulação, último treinamento para esse tipo de ocorrência antes da abertura do evento .

O coronel do Exército Ricardo Piai Carmona explicou que a ação serve para preparar os profissionais que vão atuar na segurança no estádio. “Não é para a população ficar preocupada, isso é um treinamento. As Forças Armadas e os órgãos de segurança pública têm que estar preparados para todo tipo de ameaça. Mas, se Deus quiser, isso não haverá”, disse ele.

Durante o treinamento, as vítimas fictícias saíram do interior do estádio para uma rua lateral, na Saída Leste do Itaquerão. Todas as pessoas contaminadas seguiram por uma rota de evacuação e passaram por um posto de triagem. Ao final, essas pessoas receberam uma roupa limpa. “A pessoa sai totalmente descontaminada e os feridos são conduzidos para hospitais da área”, contou Carmona.

Em todo o estado, aproximadamente 4 mil militares vão atuar na prevenção a atentados químicos, biológicos e radioativos, “reforçando a segurança em integração com órgãos de segurança pública”, explicou o coronel. As equipes estarão concentradas em pontos estratégicos, de grande concentração de pessoas.

Ainda de acordo com Carmona, as Forças Armadas não vão atuar em manifestação. A ação dos militares no evento vai ocorrer na proteção a áreas específicas, como centros de treinamentos, rotas protocolares e hotéis. No caso de estádios, serão feitas varreduras antes do início dos jogos e eventos, em parceria com grupos especiais da Polícia Militar e da Polícia Federal. Depois, o estádio é entregue para a segurança da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Jair Paca, coordenador da Defesa Civil, informou que o órgão estará responsável, no caso de um acidente ou atentado, por disponibilizar os abrigos para onde as pessoas não afetadas serão conduzidas, além de indicar a rede hospitalar.

O coordenador garantiu que os turistas vão encontrar segurança no estádio paulistano. “Em relação ao estádio, temos experiência de trabalho e nunca vimos tanta segurança. A segurança interna do Itaquerão está muito boa. Acreditamos que um dos locais mais seguros na cidade de São Paulo, hoje, é onde vai ser realizada a abertura da Copa”, disse ele.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 26 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 25 de Março de 2017
21:10
Cassilândia
15:01
Curiosidade
10:00
Receita do dia
06:20
Loterias
06:18
Loterias
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)