Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exército intensifica fiscalização de explosivos em MS

Correio do Estado - 06 de novembro de 2019 - 11:20

O Exército Brasileiro iniciou, nesta terça-feira (5), a Operação Rastilho V, que tem objetivo de intensificar a fiscalização do controle da produção, armazenamento, comercialização, transporte e utilização de explosivos e produtos similares no Mato Grosso do Sul.

Operação é coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) por intermédio do seu Centro de Operações de Produtos Controlados (COPCON).

Planejamento foi realizado com base nos trabalhos de inteligência e de dados operacionais, elencando 77 empresas para serem fiscalizadas no âmbito da 9ª Região Militar, que abrange os os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o município de Aragarças (GO).

Apesar desse objetivo principal de intensificação da fiscalização, a operação visa também reduzir ou evitar a possibilidade de que explosivos, usados por empresas registradas ou de origem ilícita, sejam desviados e usados de forma criminosa.

A fiscalização é exercida com o controle dos estabelecimentos registrados que utilizam explosivos e seus acessórios. Durante as ações, são verificados vários itens abrangendo as atividades de fabricação, comércio, importação, exportação, utilização, tráfego e depósito.

Na área de responsabilidade da 9ª Região Militar, fiscalizações serão realizadas por equipes compostas por militares do Exército e integrantes dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e demais Agências Governamentais, implicando em um esforço conjunto de profissionais na intensificação da fiscalização.

Operação no que tange o uso de Produtos Controlados pelo Exército (PCE) em atividades ilícitas vem sendo realizadas desde 2015.

SIGA-NOS NO Google News