Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exército e Marinha intensificam fiscalização em dois pontos na fronteira

Correio do Estado - 20 de fevereiro de 2019 - 15:00

A Operação Ágata foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (20), e militares do Exército e Marinha estão fiscalizando a população que passam pelo Posto Esdras, fronteira de Corumbá com a Bolívia e no Posto Lampião Aceso, na BR-262.

Coordenada pela Marinha do Brasil, pelo 6° Distrito Naval, a operação está intensificando a prevenção, controle, fiscalização e a repressão aos delitos transfronteiriços, como o tráfico de pessoas, drogas, armas e munições, além também de crimes ambientais.

O site Diário Corumbaense entrevistou a boliviana Michelle Gemio, que estava retornando de Corumbá e foi surpreendida pela fiscalização, a operação é de extrema importância. “É bom para manter o controle da entrada e saída de coisas erradas nos dois lados da fronteira. Isso de fato nos dá uma sensação de maior segurança”, disse, depois de ter o carro e seus pertences revistados.

A Operação Ágata é desencadeada desde 2017 e a partir de então, uma nova forma de atuação. Nas edições anteriores, a operação era colocadas nas ruas a nível nacional e simultaneamente em todas as fronteiras brasileiras. Hoje, segundo o Ministério da Defesa, as operações são pontuais, sem datas previstas para ocorrer e sem prazo determinado.

A Ágata é de responsabilidade do Ministério da Defesa, sob coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). Todas as atividades são desempenhadas por militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além da participação de profissionais de agências governamentais.

SIGA-NOS NO Google News