Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: exercícios para controle motor ajudam a reduzir dor na região lombar

Mundo Fitness

Portal Educação Física - 05 de outubro de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: exercícios para controle motor ajudam a reduzir dor na região lombar

Um estudo que avaliou testes de exercícios de controle motor contra a dor na região lombar concluiu que a prática é eficaz. Esse tipo de atividade física, que trabalha músculos de sustentação e controle da coluna, envolve exercícios para combinação de força e coordenação motora em posições especiais.

O novo estudo é uma ‘meta-análise’ que avaliou outros 29 trabalhos clínicos direcionados a testar os exercícios de controle motor. No total, 2.431 adultos participaram dos testes, que foram copilados em artigo científico na revista médica “Cochrane Library”.

Em comparação com outros tipos de exercício e com sedentarismo, os exercícios de controle motor mostraram uma eficácia similar a outros tipos de tratamento, ou ficaram ligeiramente à frente dependendo do estudo.

“Trabalhar a força e a coordenação de músculos que sustentam a coluna por meio de exercícios de controle motor oferece uma abordagem alternativa para tratar dor na lombar”, afirmou o autor principal do estudo, o fisioterapeuta Bruno Saragiotto, da Universidade de Sydney (Austrália), em comunicado à imprensa.

“Eles são tão eficientes quanto outros tipos de exercício, então a escolha do exercício deve levar em conta fatores como a preferência do paciente e do terapeuto, o custo e a disponibilidade”, afirma.

SIGA-NOS NO Google News