Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/04/2016 11:00

Exercícios físicos reduzem tendência à endometriose

Portal Educação Física

Endometriose é, basicamente, a presença de endométrio, que é o tecido interno do útero, fora desse órgão. Ou seja, em vez do tecido se limitar a revestir a cavidade uterina e prepará-la para receber um embrião, algumas células saem e vão para outros órgãos, onde continuam agindo como se ainda estivessem no útero.

Na época da menstruação provocam cólicas, inflamação, desconforto durante o sexo, alterações urinárias ou intestinais – podendo confundir-se com os sintomas ditos normais do período menstrual. E podem até provocar infertilidade, dependendo da região afetada.

“Geralmente, os alvos são os ovários, o intestino, a bexiga, as trompas e o peritônio, membrana que protege a parede abdominal”, explica o ginecologista Alexandre Pupo, do Hospital Sírio-Libanês à Revista Saúde.

A ginecologista Rosa Neme, do Centro de Endometriose de São Paulo e do Hospital Samaritano, reforça: “A atividade física ajuda tanto a prevenir como a tratar” este problema.

Entre as dezenas de estudos que comprovam o efeito preventivo da prática de exercício físico, um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que envolveu 4062 mulheres demonstrou que as mulheres que diziam ser ativas desde jovens tinham menos tendência para desenvolver esta doença.

A prática regular de exercício físico aeróbico faz com que o corpo liberte endorfinas com efeito vasodilatador e analgésico que afastam o stress (que agrava os sintomas de endometriose) e ainda ajuda a reduzir os níveis de estrogênio – hormona feminina que serve de combustível para o endométrio se desenvolver – e por isso desacelera o crescimento do tecido ‘intruso’.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)