Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Maio de 2019

Últimas Notícias

01/02/2019 11:00

Exercícios físicos para gestantes: os benefícios e cuidados necessários

Sport Life

A ciência já comprovou com vários estudos que de determinadas atividades pode trazer muitas vantagens, como o alívio de sintomas ansiosos e depressivos. Além desses efeitos, sair do sedentarismo pode ser positivo para mulheres grávidas. Entre os benefícios dos exercícios físicos para gestantes, é possível citar a prevenção de determinados quadros, como o diabetes gestacional, o ganho de peso desproporcional para essa fase e a eclâmpsia, condição relacionada ao aumento da pressão arterial.

Contudo, antes de colocar o corpo em movimento com qualquer prática, segundo a obstetra, ginecologista e mastologista Mariana Rosario, é necessário consultar um obstetra. “E, estando com a saúde em dia, ela pode praticar atividades a partir do primeiro ultrassom morfológico, com 12 semanas de gestação”, indica a médica.

Mesmo após a liberação, a grávida ainda deve ser acompanhada por profissionais no período pré-natal, tanto por um obstetra quanto por um professor de educação física especializado na área. “Não é aconselhável que ela exagere, é claro, mas é imprescindível que as sedentárias aproveitem esse período para começarem uma atividade, devagar, e as que já a praticam, não a abandonem”, afirma Mariana.

Exemplos de possíveis exercícios nessa etapa são caminhadas, ioga, corrida, dança e pilates. E, como aponta Rosario, é recomendado que essas e outras atividades sejam praticas por uma hora em três dias da semana. “Este é um período em que se gasta muita energia, e é necessário ter disposição para chegar à 40ª semana bem. A atividade física aumenta a serotonina e dá prazer, então, a sensação física é muito boa”, acrescenta a especialista.

As vantagens do pilates
A aposta no pilates como um dos exercícios para gestantes pode ser uma alternativa para aumentar o controle corporal, a força e prevenir lesões durante essa fase. Afinal, os exercícios são leves, cadenciados e específicos para cada caso.

“Entre os inúmeros benefícios da atividade, podemos destacar o relaxamento do sistema circulatório e o fortalecimento da musculatura pélvica, proporcionando maior sustentabilidade para a bexiga e o útero”, comenta Douglas Paiva, fundador da Pure Pilates.

A seguir, confira mais pontos positivos da prática durante a gestação:

1. A mulher tem o alívio de dores na coluna e realiza o preparo necessário para o período pós-parto. Além disso, um ponto importante é que uma gestante ativa ganha menos peso, dorme melhor e fica menos ansiosa.

2. A gestante terá maior facilidade de alongamento dos músculos das costas e pernas, o que pode facilitar o momento do parto e reduzir possíveis dores durante o período de gravidez; com o condicionamento físico mais desenvolvido, terá mais facilidade para respirar e, consequentemente, melhorar a circulação sanguínea e oxigenação do feto.

3. É importante que a prática só seja realizada após uma liberação médica, feita por seu ginecologista ou obstetra. O professor de pilates deve iniciar o exercício quando a aluna apresentar esse atestado de prática por escrito, liberando a realização dos movimentos.

4. Todos os exercícios relacionados com posições arriscadas, esforço intenso na região abdominal ou muito impacto não são indicados para as gestantes que optam em realizar o pilates. Os exercícios físicos para gestantes devem ser leves, prazerosos e eficientes, mas sem colocar em risco a integridade física da mãe ou a vida do bebê.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
08:46
Cassilândia
Domingo, 19 de Maio de 2019
13:49
Costa Rica
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
05:03
Campeonato Brasileiro de Futebol
Sábado, 18 de Maio de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)