Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exercícios físicos ajudam a diminuir efeitos da TPM

De yoga a corrida, prática diária aumenta a sensação de bem-estar

Correio do Estado - 16 de junho de 2020 - 11:00

Exercícios físicos ajudam a diminuir efeitos da TPM

É difícil encontrar uma mulher que não sofra os efeitos da Tensão pré-menstrual, a TPM. Mas, ao invés de ser um momento de reclusão, o período marcado por oscilações de hormônios e até de humor, pode ser mais tranquilo com a prática cotidiana dos exercícios físicos.

De acordo com o profissional de educação física, professor e personal trainer, Geovany Rafael Bisol, a atividade física traz diversos pontos positivos. “Favorecem a relação da distribuição do fluxo sanguíneo, aumenta a taxa de metabolismo, a liberação de hormônios de bem-estar e relaxamento, como a endorfina ou na diminuição do cortisol, hormônio de estresse”, explica.

Caso os sintomas sejam principalmente irritabilidade e dores de cabeça, o melhor é buscar o relaxamento. “Como aulas ou sessões de alongamento, Yoga, Tai chi chuan são boas opções. Para aumentar gasto calórico e reduzir os efeitos da ansiedade e da ingestão de doces, normalmente aumentadas nesse período, a caminhada ou corrida são ideais”, frisa.

Adapte o treino

Durante o período menstrual é comum a mulher ter menos disposição para a prática. “Vale lembrar que com as alterações hormonais, é normal diminuir a carga e ritmo de treino durante o período menstrual, o importante é adequar para que nesse período a atividade seja algo suportável para cada organismo. Assim, como logo após o período menstrual é adequado intensificar as cargas, pois o organismo tende a ter melhores respostas nesse momento”, frisa.

SIGA-NOS NO Google News