Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: exercícios de treinamento funcional para iniciantes

Mundo Fitness

Vivo Mais Saudável - 29 de maio de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: exercícios de treinamento funcional para iniciantes

O Treinamento Funcional ganhou espaço nas academias e conquistou adeptos que buscam exercícios mais dinâmicos e personalizados de acordo com o seu perfil e necessidades. O diferencial deste tipo de treinamento é que ele busca reproduzir movimentos que fazem parte da vida cotidiana de cada um, como agachar, empurrar, levantar, andar, e por aí vai. Assim, o corpo fica treinado para exercer essas atividades corriqueiras.

O que é o treinamento funcional

Segundo o educador físico Marcos Vinícius Rittes, proprietário do Studio de Performance Montionfit, o Treinamento Funcional é conhecido por realizar um trabalho completo, que engloba força muscular, flexibilidade, coordenação, agilidade, alívio de dores nas costas, equilíbrio e capacidade respiratória. E como, cada vez mais, há uma busca por definição muscular, vale ressaltar ainda que ele define e tonifica os músculos, sem a necessidade de praticar exercícios específicos apenas para uma região do corpo.

Para Marcos Vinícius, uma das grandes vantagens do Funcional é o fato de não ter contraindicação. “No entanto, é muito importante que a pessoa faça uma avaliação médica prévia para detectar se está apta a praticar os exercícios”, alerta.

Exercícios de Funcional para iniciantes

O educador físico Marcos Vinícius preparou alguns exercícios de Treinamento Funcional, em diferentes níveis, para te inspirar a apostar nesta modalidade física. Confira três atividades que serão mostradas no vídeo:

Exercício 1

Flexão de braços:

Um dos exercícios mais básicos e praticados por quem faz treinamentos que usam o peso do corpo. Se feita de maneira correta, a flexão de braços fortalece os músculos peitorais e dorsais, o tríceps e o deltoide. Além disso, trabalha ombros, glúteos e abdômen. No vídeo, você aprenderá alguns exercícios adequados para iniciantes, para quem está em um nível intermediário e um avançado, que utiliza uma bola na atividade.

Exercício 2

Fita suspensa:

O treinamento suspenso é responsável por trabalhar o peso corporal, além de melhorar a coordenação motora, postura, equilíbrio e definir os músculos. Os exercícios utilizam apenas a resistência das fitas e a força da gravidade. Como poderá ver no vídeo, o nível de dificuldade irá acompanhar o avanço do atleta, podendo, portanto, ser praticado por qualquer pessoa.

Exercício três

Corrida com tração:

O exercício utiliza elásticos de diferentes potências. Como poderão conferir no vídeo, no nível para iniciante, o atleta ficará preso nos elásticos e correrá sem sair do lugar. Já intermediário, ele corre até o elástico ficar totalmente esticado e volta ao início de costas. Por fim, no avançado, ele corre, pega uma bola com carga e, novamente, retorna de costas.

Ficou com vontade de praticar Treinamento Funcional? Assista ao vídeo e confira os exercícios que preparamos para você se render de vez a esse tipo de atividade física:

Lembramos sempre que, antes de iniciar qualquer prática, é fundamental consultar o seu médico e fazer todos os exames necessários. Só assim será possível determinar qualquer os melhores exercícios para você e assim conquistar todos os objetivos esperados!

SIGA-NOS NO Google News