Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: exercício físico reduz chances de câncer

Portal Educação Física - 12 de março de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: exercício físico reduz chances de câncer

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer revelou que praticantes de exercícios físicos reduzem as chances do aparecimento da doença em 19%. A explicação está relacionada à quantidade de gordura corporal, pois quanto maior a o número de células gordurosas no organismo, maior a probabilidade de inflamações e surgimento de células cancerígenas.

O exercício físico é uma excelente ferramenta para manutenção da saúde, contribui na prevenção de doenças diversas como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, etc.

Como no Brasil a quantidade de pessoas obesas vem aumentando nas últimas décadas, a probabilidade de aumento de indivíduos com câncer pode ser em torno de 35%.

Estudo realizado na Europa, com mais de 400 mil voluntários demonstrou que a prática de exercícios reduziu em 22% o aparecimento de diversos tipos de câncer.

Um experimento bastante curioso foi realizado com mulheres fumantes e praticantes de exercícios físicos. Aquelas que continuavam fumando e praticando exercícios, tiveram 23% menos chances de aparecimento de câncer no pulmão em relação às fumantes sedentárias. Aquelas que fumaram por anos e deixaram o vício, reduziram em 37% a probabilidade de aparecimento desse tipo de doença.

Ressaltando que o fumo é o principal responsável por câncer de pulmão no planeta, ficar longe do cigarro ainda é a melhor forma de prevenir a doença.

Realizar exercício físico pelo menos 30 minutos por dia, uma dieta equilibrada, evitar bebidas alcoólicas em excesso, continua sendo o melhor caminho para uma vida saudável.

SIGA-NOS NO Google News