Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: exercício físico para o tratamento e controle de Diabetes

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 20 de fevereiro de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: exercício físico para o tratamento e controle de Diabetes

Diabetes Mellitus é uma síndrome que possui o metabolismo da glicose prejudicado devido à falta de insulina e/ou incapacidade do hormônio exercer adequadamente suas funções. A doença é caracterizada por hiperglicemia crônica e, frequentemente, é acompanhada de dislipidemia, hipertensão arterial e disfunção endotelial.

A doença é preocupante aqui no Brasil. O país ocupa a sexta posição entre os dez países com maior número de indivíduos adultos diabéticos. Uma estimativa mostra que haverá um aumento de 4,9 milhões para 11,6 milhões de casos de 1995 a 2025.

Diabetes Melittus Tipo II está diretamente associada a um estilo de vida sedentário e maus hábitos alimentares, resultando na maioria dos casos obesidade e acúmulo de gordura visceral.

É importante destacar que o tecido muscular é o grande responsável por uma maior captação de glicose mediada pela insulina, fator que está diretamente relacionada a massa muscular total e inversamente relacionada à massa total gorda. Isso nos leva a evidenciar a importância em melhorar os hábitos alimentares e uma vida fisicamente ativa, obter melhora da composição corporal a fim de promover melhor captação de glicose pelo organismo, para um efetivo controle e tratamento desta síndrome. Vale ressaltar que estudos epidemiológicos sugerem que a atividade física pode diminuir de 30% a 58% o risco do desenvolvimento de Diabetes.

Não sem razão, a musculação tem sido recomendada pelas principais organizações desportivas e de saúde do Mundo como uma forma de tratamento da Diabetes. Uma sessão de musculação com intensidades adequadas pode melhorar a captação de glicose pelo músculo, reduzir suas taxas no sangue e equilibrar o sistema metabólico após o treino.

O exercício físico, pode-se dizer, então, é o medicamento que comprovadamente traz excelentes benefícios, sem haver efeitos colaterais a longo prazo.

Para isso, entretanto, é necessária uma prescrição embasada nos princípios do treinamento, em conhecimentos científicos específicos para essa população e, principalmente, por um professor especializado e licenciado em Educação Física.

*Fabiana Pedroso é Personal e coach de emagrecimento

SIGA-NOS NO Google News