Cassilândia, Sábado, 19 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

12/08/2017 11:00

Exercício físico para o tratamento e controle de Diabetes

Gazeta Esportiva

Diabetes Mellitus é uma síndrome que possui o metabolismo da glicose prejudicado devido à falta de insulina e/ou incapacidade do hormônio exercer adequadamente suas funções. A doença é caracterizada por hiperglicemia crônica e, frequentemente, é acompanhada de dislipidemia, hipertensão arterial e disfunção endotelial.

A doença é preocupante aqui no Brasil. O país ocupa a sexta posição entre os dez países com maior número de indivíduos adultos diabéticos. Uma estimativa mostra que haverá um aumento de 4,9 milhões para 11,6 milhões de casos de 1995 a 2025.

Diabetes Melittus Tipo II está diretamente associada a um estilo de vida sedentário e maus hábitos alimentares, resultando na maioria dos casos obesidade e acúmulo de gordura visceral.

É importante destacar que o tecido muscular é o grande responsável por uma maior captação de glicose mediada pela insulina, fator que está diretamente relacionada a massa muscular total e inversamente relacionada à massa total gorda. Isso nos leva a evidenciar a importância em melhorar os hábitos alimentares e uma vida fisicamente ativa, obter melhora da composição corporal a fim de promover melhor captação de glicose pelo organismo, para um efetivo controle e tratamento desta síndrome. Vale ressaltar que estudos epidemiológicos sugerem que a atividade física pode diminuir de 30% a 58% o risco do desenvolvimento de Diabetes.

Não sem razão, a musculação tem sido recomendada pelas principais organizações desportivas e de saúde do Mundo como uma forma de tratamento da Diabetes. Uma sessão de musculação com intensidades adequadas pode melhorar a captação de glicose pelo músculo, reduzir suas taxas no sangue e equilibrar o sistema metabólico após o treino.

O exercício físico, pode-se dizer, então, é o medicamento que comprovadamente traz excelentes benefícios, sem haver efeitos colaterais a longo prazo.

Para isso, entretanto, é necessária uma prescrição embasada nos princípios do treinamento, em conhecimentos científicos específicos para essa população e, principalmente, por um professor especializado e licenciado em Educação Física.

*Fabiana Pedroso é Personal e coach de emagrecimento

 

 

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 19 de Agosto de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Agosto de 2017
Quinta, 17 de Agosto de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)