Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exames neonatais que todo recém-nascido faz

BabyCenter - 07 de maio de 2016 - 09:00

Assim que nasce e nos primeiros dias de vida, o recém-nascido passa por uma bateria de exames que visam identificar e tratar o mais cedo possível certas doenças. O objetivo é diagnosticá-las ao nascimento para evitar problemas ou sequelas no futuro.

O mais conhecido destes exames é o teste do pezinho.

Ele é feito através de gotinhas de sangue retiradas do calcanhar do bebê entre o terceiro e o sétimo dia pós-parto. Existem diferentes versões do teste do pezinho, sendo que a básica é gratuita nos hospitais e maternidades cobertos pelo SUS.

Além do teste do pezinho, o Ministério da Saúde determina que sejam realizados também outros testes neonatais tanto nos hospitais públicos como nos particulares. O custo de alguns deles depende da instituição, então é sempre bom se informar anntes no local onde você vai dar à luz.

Informalmente conhecidos como teste da orelhinha, teste do olhinho, teste do coraçãozinho e teste da linguinha, esses exames são fundamentais para ampliar diagnósticos precoces a outras áreas de atenção, como audição, visão e fala, além de possíveis infecções.
Teste da orelhinha

Também chamado de triagem acústica neonatal, é um teste gratuito feito através de um aparelho que emite ondas sonoras, que provocam uma resposta padrão por parte do bebê.

Quando o exame aparece alterado ou duvidoso, ou seja, parece que o bebê não está ouvindo bem, o procedimento é repeti-lo ou partir para um teste de audição com maior sensibilidade.

Saiba mais sobre o desenvolvimento da audição e conheça os sinais de problemas na audição
Teste do olhinho

O teste do olhinho é conduzido ainda no berçário da maternidade/hospital pelos pediatras neonatologistas, a fim de determinar se a visão não apresenta nenhuma obstrução, como uma catarata ou um glaucoma congênito.

Os médicos direcionam a luz de um aparelho simples (oftalmoscópio) para visualizar a coloração da retina.

A retina precisa estar vermelha, lembrando aquele olho vermelho das fotografias com flash. O exame também é chamado de reflexo vermelho.

Saiba mais sobre o desenvolvimento da visão e conheça os sinais de problemas na visão
Teste do coraçãozinho

O teste mede a oxigenação, um importante marcador da saúde do organismo, através do oxímetro de pulso ou saturômetro. A saturação de oxigênio no corpo do bebê deve ser maior ou igual a 95%.

A saturação abaixo de 95% não necessariamente determina alteração cardíaca, mas indica que se faça uma investigação maior com outros exames (como, por exemplo, o ecocardiograma com doppler colorido), para determinar se existe ou não uma cardiopatia congênita ou até algum tipo de infecção em outro órgão.

Saiba mais sobre o cardiopatias no bebê
Teste da linguinha

É o exame do frênulo/freio lingual (freio da língua), localizado na parte central e inferior da língua, parecido com uma membrana que conecta a língua ao assoalho da boca. É realizado por pediatras ou fonoaudiólogos, que avaliam a mobilidade da língua.

Existem freios que fixam demais a língua, diminuindo sua mobilidade (a chamada língua presa), o que pode prejudicar a sucção durante a amamentação e, futuramente, comprometer a fala. Quando há de fato menor mobilidade da língua devido ao freio, o próprio pediatra ou um otorrinolaringologista pode realizar um procedimento simples para cortá-lo.

SIGA-NOS NO Google News