Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/06/2005 07:07

Exames descartam ocorrência de gripe do frango em MS

Arthur Braga/ABr

Exames realizados pelo Laboratório Nacional Agropecuário de Campinas e pelo Laboratório de Anatomia Patológica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul descartam a possibilidade de ocorrência da chamada gripe do frango (influenza aviária) e da Doença de Newcastle em aves produzidas no município de Jaraguari (MS).

De acordo com nota divulgada pela União Brasileira de Avicultura, foram tomadas "todas as providências recomendadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como isolamento do suposto foco, interdição de propriedades e levantamento epidemiológico, bem como a colheita do material e envio do material para laboratório".

Segundo a nota, "não existe nenhum motivo para preocupação da opinião pública e dos importadores, e o episódio demonstra que o Brasil está preparado para enfrentar eventuais ocorrências de doenças nos plantéis avícolas nacionais".

O Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura havia informado que, em 12 de maio, foi detectada a ocorrência da doença em aves de um criadouro no município de Jaraguari, a 46 quilômetros de Campo Grande. As aves apresentaram problemas respiratórios e, de acordo com orientação da OIE, cerca de 17 mil foram abatidas. O local permanece interditado.

Em entrevista coletiva, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), José Augusto Lima de Sá, disse que o objetivo do setor é tranqüilizar o consumidor e os importadores quanto a notícias "alarmistas", já que as doenças consideradas graves pela OIE estão descartadas. Ele informou que o laboratório em Campinas trabalha para descobrir que tipo de doença atingiu as aves.

Segundo Jorge Augusto de Sá, o caso em Jaraguari não provocou nenhuma retração do mercado externo. Ele disse que não houve risco para a comercialização das aves, já que o problema foi detectado com rapidez e as medidas preventivas foram tomadas.

O vice-presidente da União Brasileira de Avicultura, Ariel Antonio Mendes, ressaltou que os resultados dos exames deverão indicar um quadro de imunossupressão, possivelmente associada a uma bronquite infecciosa. Nesse caso, explicou, trata-se de uma "doença comum na avicultura, sem maiores conseqüências e controlada com vacinas". Na opinião de Ariel Mendes, as medidas tomadas pelo Brasil "valorizam o país, que se mostrou preocupado e preparado para enfrentar essas ocorrências".

O Brasil é o maior exportador de carne de frango, tanto em volume do produto vendido quanto em receita cambial. Em 2004, foram exportados US$ 2,6 bilhões na comercialização de 2,5 milhões de toneladas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)