Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exame supletivo em Cassilândia; inscrições marcadas

26 de maio de 2004 - 21:09

Durante os dias 2, 3 e 4 de junho, as pessoas interessadas em prestar o Exame Supletivo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio poderão se inscrever em 27 escolas estaduais credenciadas nos municípios de Campo Grande, Paranaíba, Três Lagoas, Cassilândia, Coxim, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Jardim, Ponta Porã, Amambai e Naviraí.

Para ampliar o número de beneficiados, este ano o supletivo será aplicado em 13 cidades. Ano passado, o exame foi oferecido em sete municípios.

Em todo o Estado, a inscrição e a prova serão gratuitas. “Vamos atender principalmente a população de Mato Grosso do Sul, aqueles jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade escolar”, afirma a coordenadora de Educação Básica e Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação, Irene Souza Diniz Pereira.

As inscrições das unidades prisionais e Uneis (Unidades Educacionais de Internação) serão exclusivas para internos e internas dos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Jateí, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas e ficarão sob a coordenação das escolas de referência (pólo) Professora Evanilda Maria Neves Cavassa e Professora Regina Lúcia Anffe Nunes Betine.

“Diferente de 2003, este ano o candidato terá que se inscrever somente para prestar a prova de uma das etapas de ensino: ensino fundamental ou ensino médio. Assim, acreditamos, que não teremos um índice de ausência como no ano passado, porque a pessoa terá que se preparar apenas para a etapa escolhida”, ressalta a coordenadora.

A SED vai aplicar as provas nos dias 24 e 25 de julho, para os inscritos no ensino médio – no período noturno, matutino e vespertino, respectivamente – e 25 de julho – de manhã e a tarde – para os candidatos do ensino fundamental.

Os resultados serão divulgados no período de 1º a 6 de setembro nas escolas estaduais credenciadas no municípios onde o candidato realizou a prova e também nos sites www.fapems.org.br e www.sed.ms.gov.br . Os candidatos serão informados dos locais e horários das provas por edital, a ser publicado no Diário Oficial e por correspondência.

Os candidatos ao exame do ensino fundamental devem ter idade mínima de 15 anos e 18 anos para o ensino médio. Será aprovado quem conseguir nota igual ou superior a 5, na escala de 0 a 10 em cada matéria. No ato da inscrição, os candidatos devem preencher uma ficha e apresentar cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade ou carteira de trabalho ou CNH com foto.


Conteúdo - Os conteúdos programáticos das provas para os candidatos para o Exame Supletivo do ensino fundamental serão questões objetivas de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, educação artística e língua estrangeira.

O programa do ensino médio abrange língua portuguesa e literatura, matemática, química, física, biologia, geografia, história e artes. A prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol) será obrigatória no exame do ensino médio e opcional para os candidatos do ensino fundamental. As provas de língua portuguesa e literatura vão pedir Redação.


Escolas Credenciadas

Confira abaixo os municípios e as respectivas escolas estaduais credenciadas que irão oferecer o Exame Supletivo de Ensino Fundamental e Ensino Médio de 2004 em Mato Grosso do Sul.

Campo Grande: Amélio de Carvalho Baís, Arlindo de Sampaio Jorge, Dona Consuelo Müller, Joaquim Murtinho, Maria Constança Barros Machado, Maria Elisa Bocaiúva Corrêa da Costa, Centro de Educação de Jovens e Adultos – Professora Ignês de Lamônica Guimarães, Neyder Suelly Costa Vieira, Professora Evanilda Maria Neves Cavassa (pólo) e Professora Regina Lúcia Anffe Nunes Betine (pólo);

Paranaíba: José Garcia Leal

Três Lagoas: Afonso Pena

Cassilândia: Cassilândia

Coxim: Viriato Bandeira

Aquidauana: Coronel José Alves Ribeiro

Corumbá: Júlia Gonçalves Passarinho, Maria Leite

Dourados: Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejad), Ministro João Paulo dos Reis Veloso, Vilmar Vieira Matos, Floriano Viegas Machado, Castro Alves

Nova Andradina: Austrílio Capilé Castro

Jardim: Coronel Juvêncio

Ponta Porã: Joaquim Murtinho

Amambai: Coronel Felipe de Brum

Naivraí: Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Karla Tatiane - SED

SIGA-NOS NO Google News