Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/07/2004 09:08

Exame nacional para universitários no final de novembro

Marina Domingos/ABr

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será aplicado no dia 28 de novembro deste ano. A data foi divulgada pelo presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/Mec), professor Eliezer Pacheco. Segundo ele, a data obedece o cronograma regulamentado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), publicado pelo Diário Oficial da União hoje. “O cronograma prevê que a avaliação seja realizada no máximo até a primeira quinzena de dezembro”, explicou Eliezer.

O Enade substitui o antigo Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como Provão. De acordo com o Inep, em oito anos de aplicação do Provão, 26 áreas foram avaliadas pelo MEC. Nos três primeiros anos do Enade, o objetivo é atingir as 52 áreas de conhecimento existentes nas universidades brasileiras. Na primeira fase 13 cursos serão avaliados: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

A lista com os nomes dos estudantes será fornecida pelas instituições ao Inep, que será o responsável pela aplicação e correção da prova. Os alunos serão selecionados por meio de sorteio e deverão participar somente os alunos do primeiro e do último ano de cada curso. Os estudantes que forem sorteados deverão realizar o exame obrigatoriamente, sob pena de não receberem o diploma ao final do curso. “Ainda não definimos quantos alunos vão ser selecionados”, disse o presidente do Inep.

As faculdades vão analisar a carga horária de cada aluno para verificar se está mesmo no primeiro ou no último ano do curso. Assim, num curso com duração de seis anos, como o de Medicina, por exemplo, os alunos que completaram de 16% a 24% da carga horária serão classificados como sendo do primeiro ano. Já os que concluíram 84% da carga horária necessária estarão aptos a realizar a prova para os alunos do último ano. “Pretendemos publicar uma portaria interna definindo todos esses critérios até o final de julho”, revelou o professor.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)