Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exame nacional para universitários no final de novembro

Marina Domingos/ABr - 13 de julho de 2004 - 09:08

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será aplicado no dia 28 de novembro deste ano. A data foi divulgada pelo presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/Mec), professor Eliezer Pacheco. Segundo ele, a data obedece o cronograma regulamentado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), publicado pelo Diário Oficial da União hoje. “O cronograma prevê que a avaliação seja realizada no máximo até a primeira quinzena de dezembro”, explicou Eliezer.

O Enade substitui o antigo Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como Provão. De acordo com o Inep, em oito anos de aplicação do Provão, 26 áreas foram avaliadas pelo MEC. Nos três primeiros anos do Enade, o objetivo é atingir as 52 áreas de conhecimento existentes nas universidades brasileiras. Na primeira fase 13 cursos serão avaliados: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

A lista com os nomes dos estudantes será fornecida pelas instituições ao Inep, que será o responsável pela aplicação e correção da prova. Os alunos serão selecionados por meio de sorteio e deverão participar somente os alunos do primeiro e do último ano de cada curso. Os estudantes que forem sorteados deverão realizar o exame obrigatoriamente, sob pena de não receberem o diploma ao final do curso. “Ainda não definimos quantos alunos vão ser selecionados”, disse o presidente do Inep.

As faculdades vão analisar a carga horária de cada aluno para verificar se está mesmo no primeiro ou no último ano do curso. Assim, num curso com duração de seis anos, como o de Medicina, por exemplo, os alunos que completaram de 16% a 24% da carga horária serão classificados como sendo do primeiro ano. Já os que concluíram 84% da carga horária necessária estarão aptos a realizar a prova para os alunos do último ano. “Pretendemos publicar uma portaria interna definindo todos esses critérios até o final de julho”, revelou o professor.

SIGA-NOS NO Google News