Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exame laboratorial deu negativo, mas médico tem certeza que é dengue hemorrágica

Redação - 07 de fevereiro de 2013 - 17:20

O laudo apresentado pelo Laboratório Lib ao médico Paulo Batista que acompanha uma mulher com suspeita de dengue ainda é negativo. Segundo o médico, clinicamente não existe dúvida que ela está com dengue hemorrágica porque a prova do laço deu positiva, a paciente apresenta marcação na pele, micro hemorragias e as plaquetas estão muito baixas, em torno de 2 mil. Vai ser necessário, porém, mais 48 horas para se ter o diagnóstico laboratorial definitivo.

"Ela tem outra patologia associada a dengue, como infecção urinária", disse o médico. Isso pode mascarar o resultado e por este motivo a sorologia deverá ser repetida nas próximas 48 horas. Está sendo feito transfusão de sangue continuadamente.

A mulher de 51 anos está internada na Santa Casa de Cassilândia e reside na zona rural. O médico admite que ela, mesmo morando na zona rural, pode ter contraido a dengue na cidade. O estado de saúde da paciente é grave.

O que é a prova do laço?

A prova do laço é um exame que se faz para se confirmar o diagnostico da dengue. Este exame é obrigatório em todos os casos de suspeita de dengue. a toma de corticoesteroides pode alterar os resultados do exame.

Para se fazer a prova do laço o médico ou enfermeiro faz pressão com um garrote no braço por 5 minutos no paciente adulto e 3 minutos na criança.

O indivíduo poderá estar com dengue se na área delimitada pelo enfermeiro aparecerem 20 ou mais petéquias no caso de pacientes adultos e 10 ou mais em crianças. As petéquias são as pequenas pintinhas vermelhas características da dengue. (por Tua Saúde)

SIGA-NOS NO Google News