Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exame de OAB deverá ser unificado

Edir de Souza Viegas - 05 de julho de 2004 - 16:21

Presidentes das Seccionais da OAB no Sul, Sudeste e Cen-tro-Oeste do País discutiram no final de semana a possibilidade de as provas do Exame de Ordem serem elaboradas por uma única equipe de professores e aplicadas simultaneamente nessas três re-giões. A idéia é a de padronizar o conteúdo das provas e também a de avaliar de maneira mais ampla o preparo dos bacharéis em Direito para o exercício da advocacia.
O debate em torno da proposta aconteceu na cidade de Gramado, o Rio Grande do Sul, durante a reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB das regiões Sul, Sudeste e Cen-tro-Oeste. Segundo o presidente da Ordem no Estado, Geraldo Es-cobar Pinheiro, a idéia foi bem aceita e será agora discutida com o Conselho Federal da entidade.
“Segundo o que foi apresentado, a idéia é a de aplicar as provas em um único dia nessas regiões, levando-se em considera-ção o fuso horário para que o Exame de Ordem ocorra num mesmo momento”, explicou Geraldo Escobar. Também a elaboração das provas será unificada. “As mesmas questões apresentadas aos ba-charéis em Mato Grosso do Sul terão que ser respondidas pelos bacharéis dos demais Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste”, disse ele.
Para tanto, acrescentou, “as comissões de Exame de Or-dem dessas Seccionais passarão a trabalhar em conjunto na elabo-ração das provas”. Para o presidente da OAB/MS, por meio da uni-ficação a instituição terá melhores condições para avaliar a qualida-de do ensino oferecida pelas universidades e também a capacidade técnica e o conhecimento jurídico dos bacharéis em Direito.
“Já estamos tratando do assunto e se tudo caminhar con-forme o planejado, é possível que ainda este ano estaremos reali-zando o primeiro Exame de Ordem nessa nova sistemática”, infor-mou Geraldo Escobar.
Dez anos do EOAB – Durante a reunião do Colégio de Presidentes de Seccionais os advogados comemoraram os 10 anos de vigência da Lei Federal 8.906/94 – Estatuto da Advocacia, que segundo o presidente nacional da instituição, Roberto Busato, “con-firmou o sentido público da missão do advogado”.
Para Busato, “o advogado não pode ser visto como mero integrante do corpo jurídico. É ele quem dá vida aos processos judi-ciais, tornando-se centro difusor de idéias e de formação de juris-prudência. Pela criatividade e inteligência do advogado, o Direito se mantém vivo e a Justiça se realiza. Daí a importância do Estatuto”.

Assessoria de Imprensa da OAB/MS – 05.07.2004.
Informações pelos telefones 318-4700

SIGA-NOS NO Google News