Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/07/2011 11:39

Exame da Ordem reprova 90% dos candidatos, o pior índice da história

Angela Kempfer, Campo Grande News

A cada 10 candidatos, 9 reprovaram no exame da Ordem dos Advogados, realizado em dezembro do ano passado. São 90% de reprovados, o pior índice desde a criação da prova.

Em 2010 a OAB Nacional unificou a seleção e mudou a instituição que elabora a prova, quem faz é a Fundação Getúlio Vargas e as mesmas questões são aplicadas em todo o País.

Segundo o jornal o Estado de São Paulo, apenas 9,74% dos bacharéis em Direito foram aprovados de um total de 116 mil inscritos no Brasil.

Os números mostram, inclusive, que os treineiros - estudantes do último ano da graduação (9.º e 10.º períodos), tiveram desempenho superior ao dos diplomados.

Até o pior resultado foi no primeiro exame de 2010, quando apenas 14% foram aprovados no País. Há 3 anos, o índice era de 28,8%.

Mesmo assim, o índice foi considerado baixo e a OAB de Mato Grosso do Sul anunciou que começaria a reforçar o trabalho de supervisão do ensino nas faculdades do Estado, aumentar o número de palestras aos alunos dos 4º e 5º anos de Direito, sobre a importância da preparação para o exame.

Em maio deste ano, a Comissão de Acadêmicos Estagiários da OAB/MS fez uma Audiência Pública para discutir reformas no Exame da Ordem.

Entres as mudanças propostas pela Comissão estão à alteração da quantidade anual de exames, que hoje são 3, a regionalização das bancas de recurso e o aproveitamento da primeira fase.

Documento foi enviado para o Conselho Federal com as sugestões.

A OAB fechou as inscrições do primeiro concurso deste ano em junho e a prova será aplicada no dia 17 de julho. A segunda está prevista para 21 de agosto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)