Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exagerou no sol? Saiba como cuidar da pele

Agência do Rádio - 05 de janeiro de 2007 - 06:08

O excesso de sol envelhece a pele e causa desde manchas até câncer. Mas, em busca de um belo bronzeado, muitas pessoas colocam a saúde em risco, por desinformação ou descuido. A psicóloga Camila Boaventura, de 23 anos, é uma dessas pessoas que adora um banho de sol. Ela reconhece que já cometeu exageros.

"O problema é que como sou muito branca, geralmente quando chego na praia perco um pouco a noção e resolvo que quero tomar todo o sol logo no primeiro dia. E teve uma vez que eu fiquei muito vermelha, tive que ficar dois ou três dias dentro de casa, sem poder sair, porque eu não agüentava. Fiquei muito queimada, muito vermelha. Principalmente quando é praia que venta muito, você não percebe tanto o calor e não sente que está queimando t anto e vai ficando, ficando... quando acordei, eu era um verdadeiro camarão."

O médico Gilvan Alves, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta que o ideal é não exagerar, porque o bronzeado vai embora, mas os danos à pele são permanentes. Ainda assim, o especialista dá dicas para quem não resistiu à tentação.


"Que ela obviamente evite o sol – porque a pele já foi danificada –, que ela tome bastante líquido,beba água, melhore a alimentação, reduza a quantidade de banhos – porque o sabão também ajuda a desidratar ainda mais a pele. Que ela tome no máximo um banho por dia e que esse banho seja mais rápido e com a água mais para fria, sem bucha, nenhum tipo de esponja ou algo que agrida ainda mais a pele, usando sabonete que contenha hidratante. E logo após o banho, três a cin co minutos pós-banho, que ela passe bastante hidratante. E pode até repetir o hidratante mais vezes durante o dia."

O dermatologista lembra que as agressões à pele causadas pela exposição ao sol se acumulam ao longo dos anos, desde a infância. Por isso, é importante seguir as recomendações de nunca tomar sol sem filtro solar e evitar o período entre as 10h e as 16h.

De Brasília, Yuri Achcar


SIGA-NOS NO Google News