Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ex-superintende de MS assume PF do Rio de Janeiro

Inara Silva/Campo Grande News - 21 de abril de 2006 - 10:40

O ex-superintendente da PF (Polícia Federal) de Mato Grosso do Sul, Delci Teixeira, já comanda a PF do Rio de Janeiro. Ele assumiu o cargo há oito dias e decidiu relegar a funções secundárias a policiais que antes ocupavam postos de chefia na superintendência. Para isso, ele convocou para ajuda-lo sete delegados de outros Estados: quatro de Brasília, um de Mato Grosso do Sul, um de Mato Grosso e um da Bahia.
A informação foi divulgada no jornal Folha de São Paulo desta sexta-feira e ressalta que Teixeira nunca morou ou trabalhou no Estado do Rio e nega que esteja montando uma equipe de fora por não confiar nos policiais locais. No entanto, a reportagem lembra que no DPF (Departamento de Polícia Federal) a Superintendência do Rio é considerada bastante problemática, como os casos ocorridos no ano passado, quando foram registrados furtos, de dentro do prédio da corporação, de dinheiro e cocaína apreendidos durante operações. As investigações concluíram que os crimes foram cometidos por policiais federais.
Teixeira decidiu também reforçar o serviço de inteligência do Estado com agentes especializados em informações sobre as fronteiras brasileiras, principalmente com a Bolívia e o Paraguai. Esses policiais trabalham em Mato Grosso do Sul e Paraná, em cidades por onde ingressam no Brasil armas contrabandeadas e cargas de cocaína e maconha.
De acordo com o superintendente, em contrapartida, policiais da área de inteligência da PF no Rio serão mandados para as fronteiras a fim de conhecer mais sobre as atividades criminosas dos grupos que abastecem as quadrilhas locais com drogas, fuzis, pistolas e munições.
Antes de se tornar delegado da PF, em 1985, trabalhou 15 anos no Exército, como sargento. Na PF, Teixeira foi superintendente em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, onde esteve por cerca de dois anos. Ocupou ainda a função de delegado regional no Rio Grande do Sul.

SIGA-NOS NO Google News