Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ex-secretária municipal morre de Covid-19 aos 52 anos

Militante em diversas áreas sociais, Leyde era pré-candidata a vereadora pelo PDT

Clayton Neves, Campo Grande News - 30 de agosto de 2020 - 08:29

Ex-secretária municipal morre de Covid-19 aos 52 anos

Diagnosticada com a covid-19, a ex-secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Leyde Pedroso, de 52 anos, morreu neste sábado (29) após internação de duas semanas e meia na Santa Casa da Capital. Militante em diversas áreas sociais, Leyde era pré-candidata a vereadora pelo PDT.

Na rede social da ex-secretária, que atuou na gestão de Alcides Bernal, nota de pesar informou a morte em decorrência de complicações do novo coronavírus. “Ela lutou o bom combate, fez de sua vida uma militância aguerrida pelos direitos das mulheres e da classe trabalhadora”, diz o texto.

Na mesma rede social, publicação do dia 26 de agosto, aniversário de Campo Grande, dizia que a pré-candidata havia apresentado melhora considerável e saído UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Ela estava em observação na enfermaria, mas acabou piorando nos dias seguintes.

Diversas personalidades lamentaram a partida de Leyde e homenagearam a militante. “Hoje perdemos para a Covid-19 uma amiga querida, companheira de lutas e parceira da causa pelos direitos das mulheres e dos movimentos sociais”, disse o deputado estadual Pedro Kemp (PT).

“Leyde possui uma das histórias mais lindas de militância que conheci”, comentou o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT).

Bacharel em comunicação social, Leyde era especialista em gênero e políticas públicas. Fez parte da equipe técnica da primeira Coordenadoria de Políticas para as Mulheres do governo de Mato Grosso do Sul, em 1999. Esteve à frente da gerência de programação da rádio e televisão educativa de MS e foi gerente de comunicação na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Artesã, a ativista era militante nas causas do negro, da mulher e de comunidades carentes. Ela foi secretária da mulher na Gestão de Alcides Bernal, e era presidente da AMT CG (Associação das Mulheres Trabalhistas de Campo Grande). - C

SIGA-NOS NO Google News