Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ex-presidente do COI: "Rio será melhor sede de todas"

GE.net - 28 de dezembro de 2009 - 09:09

O espanhol Juan Antonio Samaranch, ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional, afirmou em entrevista ao jornal Lance! que acredita que a cidade do Rio de Janeiro poderá ser a melhor sede de toda a história dos Jogos Olímpicos. O curioso é que ele foi uma das pessoas responsáveis pela candidatura de uma rival, a cidade de Madri, para receber a Olimpíada de 2016, vencida pelo Brasil.

Samaranch foi o presidente da entidade por 21 anos, o maior tempo de comando da história do COI. Perguntado se o Brasil poderia oferecer melhores condições que a competição ocorrida em Barcelona, o espanhol foi imparcial. "Não tenho nenhuma dúvida: o Rio de Janeiro será excelente, a melhor sede dos Jogos Olímpicos. Em 2016, será a primeira Olimpíada realizada na América do Sul e isso deve nos estimular", comentou o ex-presidente de 89 anos de idade, que contou os preparativos do Brasil para a edição de 2016.

"A escolha do Rio foi uma aposta estratégica do COI e deve ser uma oportunidade única para esse grande país que é o Brasil. Também é muito estimulante observar como de cara os dirigentes do Rio estabeleceram contatos com os de Barcelona para o intercâmbio de experiências e conhecimento", revelou Samaranch.

Para o espanhol, a conquista da sede veio no melhor momento possível, pois o país se preparou e enfrentou as recusas anteriores de forma a melhorar a sua estrutura. "Diversas cidades norte-americanas já haviam concorrido anteriormente à organização. A economia emergente do Brasil, sua capacidade de organização demonstrada com os Jogos Pan-anericanos ou com a próxima Copa do Mundo de Futebol são argumentos que convenceram os membros do COI.

O jornal afirma ainda que Samaranch foi decisivo no processo de conquista da sede para 2016 quando, ainda como presidente da entidade mundial, ele aconselhou Carlos Arthur Nuzman, dirigente máximo do Comitê Olímpico Brasileiro, para a realização dos Jogos Pan-americanos em 2007, na mesma cidade. A competição foi um dos argumentos principais utilizados na candidatura carioca.

SIGA-NOS NO Google News