Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ex-presidente da Câmara é encaminhado com urgência para Campo Grande

Redação - 11 de junho de 2017 - 19:13

myrome.org
myrome.org

Waddhy Moysés, o Mineiro, ex-presidente da Câmara Municipal foi encaminhado com urgência para Campo Grande com fortes dores. Em Cassilândia a equipe médica já tinha detectado o sintoma de cálculo de colédoco. Segundo o médico Luiz Humberto é caso cirúrgico.

Em Campo Grande foi internado na Santa Casa e se confirmou o que já havia sido detectado em Cassilândia.

O QUE É?

Pedra no Colédoco (Coledocolitíase)

A coledocolitíase é a presença de cálculos no interior do colédoco. O colédoco é o ducto que transporta a bile do fígado e da vesícula biliar para o intestino delgado.

Causa

A coledocolitíase é causada na maioria das vezes pela passagem de um cálculo da vesícula biliar para o interior do colédoco.

Sintomas

O principal sintoma da colédocolitíase é a icterícia. O paciente apresenta uma coloração amarelada na pele e nos olhos. Além disso, pode haver escurecimento da urina (colúria), fezes de coloração esbranquiçada (acolia) e dor em cólica na região superior direita do abdome.

Diagnóstico

O diagnóstico da coledocolitíase pode ser feito pela ultrassonografia de abdome. Nos casos em que há dúvida diagnóstica, outros exames disponíveis são: colangioressonância magnética, eco endoscopia ou ultrassom endoscópico.

Complicações

A principal complicação da coledocolitíase é a colangite aguda ou infecção da árvore biliar

Tratamento

O tratamento da coledocolitíase pode ser realizado por endoscopia ou colangiografia endoscópica ou de forma cirúrgica. Em qualquer uma das opções deve-se completar o tratamento com a colecistectomia (retirada da vesícula) por cirurgia vídeo-laparoscópica.

Por Instituto Abathon

SIGA-NOS NO Google News