Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ex-jogador do Corinthians relata caso de racismo em jogo

Agência Câmara - 19 de maio de 2005 - 08:45

O ex-jogador do Corinthians e atual secretário de Esporte de Diadema (SP), Vladimir Rodrigues dos Santos, relatou já sofreu racismo em uma partida no Distrito Federal. O depoimento abriu a audiência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias na Câmara Federal sobre o racismo no esporte.
Santos relata que, no início da carreira, aos 17 anos, sofreu o insulto do ponta-direita do Ceub, quando jogava em Brasília. "Não me causa estranheza a atitude racista do jogador argentino Leandro Desábato contra o brasileiro Grafite", comentou. O caso resultou na prisão do jogador do Quilmes, logo após a partida contra o São Paulo pela Taça Libertadores da América, no mês passado.
O atual secretário de esportes concluiu que a sociedade brasileira é racista, mesmo fora do campo.

Ilusões
O professor da Universidade Federal de Viçosa (MG) José Jairo Vieira concordou que a sociedade cria ilusões de que existem situações onde o racismo não chega, como o esporte. Autor de tese de doutorado sobre racismo no futebol, o professor observou que a prática existe desde o início da introdução do esporte no Brasil. "Até 1920, apenas pardos bem-nascidos podiam jogar bola. O futebol era visto como esporte de elite e os negros só passaram a jogá-lo mais tarde", observou.

Reportagem - Idhelene Macedo
Edição - Francisco Brandão

SIGA-NOS NO Google News