Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ex-governador quer criar mais dez estados

Agência Câmara - 06 de maio de 2004 - 09:20

Ex-governador quer criar mais dez estados

O ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, defendeu a criação de "no mínimo" dez estados brasileiros. De acordo com proposta trazida por Siqueira Campos, no Mato Grosso seria criado o estado de Araguaia; no Maranhão, o Maranhão do Sul; no Pará, os estados de Carajás, Xingu, Tapajós e Trombetas; e no Amazonas, Madeira, Juruá, Solimões e Rio Negro. Ele usou o exemplo de Tocantins, criado em 1988, para incentivar os deputados a lutarem pela criação de novos estados. "Éramos uma região isolada, não tínhamos sequer 3% da receita do estado do Goiás, quando representávamos 21% da população e 45% do território. Porém, com a autonomia, crescemos 127%, mais do que o Brasil", afirmou. Ele defendeu a criação de estados independentes e posicionou-se contrário à idéia de criar territórios federais.
Autor da proposta de criação do estado de Carajás, o ex-deputado Giovanni Queiroz, assinalou que o fato que o motivou a lutar pela subdivisão territorial foi a vontade do próprio povo, que reclama constantemente o direito ao desenvolvimento, o qual só será possível com um Governo presente. "Um estado com as dimensões do Pará, por exemplo, não consegue pensar e planejar o desenvolvimento, seja no aspecto fundiário, rodoviário, da infra-estrutura ou da segurança", ressaltou.

Aumento de cargos
O deputado Wilson Santos (PSDB-MT) apoiou a criação de determinados estados, com exceção de Mato Grosso, que já foi objeto de duas divisões. Ele lembrou que se as 28 propostas de divisão territorial que tramitam no Legislativo forem aprovadas, o País terá mais 672 deputados estaduais; 224 novos deputados federais; 84 novos senadores; mais 560 desembargadores; 196 conselheiros para os Tribunais de Contas e 560 procuradores de Justiça.



Reportagem - Reportagem - Beth Veloso e Patrícia Araújo
Edição - Malena Rehbein


SIGA-NOS NO Google News