Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ex-ditador paraguaio está em estado grave

Juliane Sacerdote/ABr - 15 de agosto de 2006 - 18:37

O estado de saúde de Alfredo Stroessner é grave. Em entrevista coletiva realizada na tarde de hoje (15), os médicos do Hospital Santa Luzia, em Brasília, comentaram a cirurgia do ex-ditador paraguaio, internado no último dia 29 e operado de uma hérnia no intestino.

O paciente, de 93 anos, trazia em seu histórico doenças pulmonares crônicas e, por isso, desenvolveu pneumonia. Segundo o coordenador da UTI, Marcelo Maia, “a cirurgia era simples, mas pela idade e histórico do paciente, o quadro se agravou”.

Nos 18 dias de internação, Stroessner permaneceu na UTI e perdeu cinco quilos. Ele está sedado, respira com a ajuda de aparelhos e se alimenta através de sondas. “Não podemos fazer previsão nenhuma. Cada paciente tem seu tempo para a recuperação. Destacamos que o caso é grave, pela idade e pelas complicações, mas o quadro dele é estável”, apontou Maia.

Sérgio Tanura, diretor geral do hospital, lembrou ainda que não é a primeira vez que o ex-ditador é internado para realizar uma operação no Brasil. “Algum tempo atrás, ele já foi operado por causa de uma inflamação na vesícula biliar”.

Stroessner chegou ao Brasil em 1989, como asilado político. Ele comandou uma ditadura por 35 anos no Paraguai, após chegar ao poder por meio de um golpe de estado. Seu governo foi o mais longo da América Latina no século 20, depois do regime de Fidel Castro, que comanda Cuba desde 1959 – embora não exerça o cargo desde o início do mês por problema de saúde.

Dois filhos de Stroessner o acompanham o tempo todo, mas ainda não tinham permitido que notícias fossem divulgadas. A direção do hospital ainda espera por autorização da família para a divulgação de um boletim diário.

SIGA-NOS NO Google News