Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ex-dirigentes do extinto Banco Econômico são condenados

Bruno Bocchini /ABr - 03 de outubro de 2007 - 21:02

São Paulo - Os ex-dirigentes do extinto Banco Econômico foram condenados na Justiça Federal por crimes contra o sistema financeiro nacional. A decisão, do juiz federal Toru Yamamoto, da 3ª Vara Criminal de São Paulo, foi tomada no último dia 28 e divulgada hoje (3). Cabe recurso.


O ex-presidente do banco Ângelo Calmon de Sá foi condenado a 13 anos e quatro meses e o ex-vice-presidente José Roberto David de Azevedo, a seis anos, ambos em regime fechado.

Em regime semi-aberto foram condenados o ex-diretor da Área Internacional Ildebrando Crisóstomo da Silva Filho (quatro anos e oito meses) e o ex-gerente geral assistente do Departamento de Estrangeiros e ex-superintendente da Superintendência de Recursos Externos Fernando Antônio Azevedo Marques Prestes (quatro anos e quatro meses).

Na sentença, o juiz considerou Ângelo Calmon o principal estrategista das irregularidades. “Promotor e mandante dos fatos da denúncia, além de destinatário dos recursos ilicitamente captados no exterior e desviados para o banco, em última análise, em seu próprio benefício”, diz o juiz.

O Banco Econômico foi uma das instituições financeiras que quebrou após a implantação do Plano Real, em 1994. O banco recebeu ajuda do governo por meio do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer). Em 1995 sofreu intervenção e entrou em liquidação judicial em 1996.


SIGA-NOS NO Google News