Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/05/2008 14:43

Ex-cônjuge poderá pedir suspensão de novo casamento

O Projeto de Lei 3064/08, do deputado Cleber Verde (PRB-MA), inclui o ex-cônjuge entre as pessoas que podem pedir a suspensão do novo casamento do ex-parceiro. A proposta altera o Código Civil, que só concede o direito de argüir a suspensão do casamento aos parentes (em linha reta ou colaterais) dos noivos.

Segundo o deputado Cleber Verde, o objetivo do projeto é salvaguardar os bens do casamento anterior que ainda não foram legalmente divididos entre os divorciados, uma vez que é possível ao casal se separar judicialmente mesmo sem formalizar a partilha dos bens. Assim, o ex-parceiro poderá pedir a suspensão do casamento para evitar prejuízo patrimonial.

Separação
O deputado lembra que o Código Civil já determina que a inexistência da partilha patrimonial do casamento anterior obriga o noivo a só casar em regime de separação total de bens. Ele, defende, porém, que a regra seja mais ampla, garantindo ao ex-cônjuge o direito de suspender a nova união enquanto não houver sido feita a repartição dos bens.

O projeto determina ainda que a suspensão do casamento pelo ex-cônjuge poderá ser feita, por via judicial, até o último dia dos proclamas dos editais - termo jurídico que descreve o edital, expedido pelo Cartório de Registro Civil, em que os noivos comunicam publicamente a intenção de casar. Os proclamas valem por 15 dias após a sua publicação, segundo o Código Civil.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.




Agência Câmara

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)