Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

EX-BBB perde vaga na Câmara Federal, por decisão do TSE

08 de dezembro de 2010 - 07:00

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marco Aurélio Mello determinou nesta terça-feira (7) que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) refaça o cálculo dos votos dos deputados federais da bancada do PT do B do estado. Cabe recurso à decisão.

O motivo da recontagem se deve ao fato de o partido não ter alcançado o quociente eleitoral, calculado em 173,8 mil votos (número mínimo de votos que o partido precisa para eleger um deputado no estado) depois que 18 candidatos da legenda tiveram os registros indeferidos e, portanto, os votos recebidos por eles foram considerados nulos.

O ministro Marco Aurélio, porém, decidiu que os votos dos candidatos barrados deveriam ser contados para o partido. Com isso, o PT do B recuperou os votos que haviam sido considerados nulos, fazendo com que o candidato Cristiano José Rodrigues de Souza passasse à condição de eleito, com 29.176 votos válidos.

A mudança no quociente eleitoral provocou alteração na bancada de outro partido. No PSOL, o ex-BBB Jean Wyllys, que havia sido considerado eleito, deve ficar de fora da Câmara dos Deputados.

O G1 tentou contato com o presidente do PT do B no Rio de Janeiro, Vinicius Cordeiro, mas ele não atendeu às ligações.

A reportagem não localizou o ex-BBB Jean Wyllys. Mas por volta das 22h, Jean Wyllys disse em seu perfil no Twitter que \"há manobras políticas em curso, mas isso não quer dizer que elas alcançarão seu objetivo\". Falou ainda: \"há gente na política que quer me ver pelas costas e que quer mandato para uso próprio, mas isso não quer dizer que serão vitoriosas\". E completou declarando ainda que \"factóide e sensacionalismo de partido e portal não são fatos\" e que \"a representação será garantida\".


Por G1

SIGA-NOS NO Google News