Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/02/2016 17:30

Evolução das opções de tratamento aumentam as chances de cura do câncer

EPharma Notícias

Ainda hoje, o diagnóstico de câncer causa temores e inseguranças entre pacientes e familiares. No entanto, os exames para detecção da doença precocemente e os tratamentos evoluíram, aumentando as chances de cura. Para a Mariana Laloni, coordenadora do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, os pacientes diagnosticados com câncer estão cada vez mais se beneficiando dos novos recursos, que surgem em diferentes formas terapêuticas - cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia.

A especialista considera fundamental a conscientização da população para a importância da prevenção e adoção de medidas de redução dos fatores que podem aumentar o risco individual ou, quando isso não é possível, detecção da doença em fase inicial, o que é feito por meio de um bom acompanhamento médico periódico e nunca negligenciando sinais ou sintomas que o paciente possa apresentar.

Um estudo publicado pela revista inglesa The Lancet, aponta que o Brasil aumentou a sobrevida de pacientes diagnosticados com câncer de mama e de próstata. A pesquisa, que abrangeu 67 países, concluiu que, no País, a expansão do acesso da população a serviços de saúde e exames para detecção e tratamentos foram os fatores que impulsionaram esse avanço.

De acordo com a especialista, a quimioterapia continua sendo um dos tratamentos mais indicados e utilizados, porém vêm surgindo alternativas à sua utilização.

Uma delas é a imunoterapia. "Ao contrário da quimioterapia, que mata as células do organismo e dificulta ou impede a sua reprodução, a imunoterapia ativa o nosso próprio sistema imunológico. A partir disso, células do nosso próprio sistema de defesa passam a reconhecer que a célula tumoral é uma célula estranha (com defeito) e ativam o sistema para destruir as células tumorais", salienta a especialista.

Ainda de acordo com a médica, embora esse tratamento seja relativamente novo, ele já está sendo usado no Brasil em algumas patologias como o melanoma. "Algumas pesquisas apontam que a imunoterapia tem trazido ótimos resultados, principalmente para cânceres de pulmão, rim e melanoma", diz. "Uma das principais vantagens da sua adoção é que, mesmo após o fim do tratamento, a imunidade do paciente pode continuar respondendo a células tumorais, diminuindo a recidiva de tumores e aumentando o tempo livre de progressão da doença", conclui.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)